A partir deste final de semana no, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, São Paulo e em diversas outras cidades, os foliões já começam a por os blocos na rua. No país da alegria e do Carnaval, a festa de Momo é o momento de muita gente acompanhar ou participar os desfiles de blocos para extravasar emoções. Mas, antes de sair para os festejos, é bom lembrar que as regras de trânsito permanecem as mesmas. E que para a folia ser completa, a atenção e o cuidado devem ser redobrados.
A alegria desta época costuma estimular uma ação que pode acarretar muita tristeza ao final, ou seja, este é um período em que as pessoas costumam beber mais. E beber e dirigir são, definitivamente, duas atitudes que não combinam. Os riscos ao motorista que ingeriu bebida alcoólica e pegou o volante de provocar acidente é elevadíssimo, como já se sabe.
Portanto, no Carnaval – e fora dele – se beber, não dirija. Saiba que beber e dirigir está entre os 5 principais fatores de risco para a mortalidade no trânsito. Lembre-se, também, que não existem limites seguros para ingestão de bebida alcoólica quando se vai dirigir.
Outra recomendação é não aceitar carona de quem bebeu. E no caso de ter bebido e voltar a pé para seu destino, lembre-se que haverá riscos também, já que seus reflexos e noção de tempo e distância sofrem alteração e sempre há o perigo de atropelamento. O mesmo vale para os ciclistas. Portanto, a moderação será sempre a melhor companheira.
Para garantia do percurso de blocos é comum haver em muitas cidades a interdição de trechos de vias; a mudança da rota do trânsito. Portanto, esteja atento a esse detalhe também, afinal, ninguém quer cortar ao meio um desfile, sem contar o risco que essa atitude significaria para a segurança dos foliões e dos próprios ocupantes do veículo que, eventualmente, não obedeceu à sinalização viária.
Carnaval é, ainda, período em que mais pessoas saem às ruas. Sendo assim, os riscos de atropelamentos podem ser maiores. Daí deriva a necessidade de atenção máxima aos pedestres. No Carnaval - e também fora dele- suas escolhas fazem a diferença no trânsito. Por isso, procure sempre fazer as melhores escolhas, contribuindo desse modo para a redução do número de acidentes e a preservação de vidas.
Dicas de segurança para a peregrinação rumo ao Santuário de Aparecida/SP
Todos os anos, na primeira quinzena do mês de outubro milhares de devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, se deslocam rumo ao Santuário da Santa, localizado na cidade de Aparecida/SP. Os chamados Romeiros chegam de todos os pontos do país e caminham pela Rodovia Presidente Dutra até o Santuário, em comemoração ao feriado santo, Dia de Nossa Senhora Aparecida, que acontece no dia 12 de outubro.
Observadora Certificada participa de entrevista para a TV Cabo Branco
No dia 30 de setembro, foi ao ar no JBP 1, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, uma reportagem sobre o grande número de multas por excesso de velocidade no Brasil, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira.
Observadores certificados realizam live sobre a Semana Nacional de Trânsito
Durante a tarde de hoje (03), os Observadores Certificados, Stefania Alvise e Alessandro Fróes, através do perfil "Rádio em Trânsito", na plataforma Instagram, realizaram uma live para comentar sobre algumas ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Itapira, no interior de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.