Matérias

Acidentes de trânsito são a maior causa de morte entre jovens

Escrito por Portal ONSV

17 NOV 2014 - 17H28

"Acidentes

Secretário-geral da ONU disse que mais de 500 crianças morrem por dia todos os anos e milhões ficam feridas; Brasil vai sediar a segunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança nas Estradas em 2015.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que os acidentes de trânsito representam a maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no mundo.

A declaração foi feita para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas dos Acidentes nas Estradas, este domingo, 16 de novembro.

Crianças

Ban afirmou que esses acidentes matam mais de 500 crianças por dia e deixam milhões de pessoas de todas as idades com graves ferimentos todos os anos.

Segundo dados oficiais, mais de 1,2 milhão de pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de trânsito no mundo inteiro, isso significa mais de duas mortes por minuto.

Em nota, o chefe da ONU disse que a data reflete compaixão e prevenção. Ele disse que todos sentem a falta daqueles que morreram nas estradas e consolam parentes e amigos. Ao mesmo tempo, Ban disse que é necessário chamar a atenção para as dificuldades econômicas enfrentadas pelas pessoas que estão de luto.

Vigília

Ele lembrou que no ano passado, nesta data, estava na Lituânia, que é um dos muitos países que mais tentam resolver o problema. Ban lembrou que ficou comovido com o espectro silencioso de uma luz de velas numa vigília em Vilnius.

O secretário-geral explicou que cada vela representava cada pessoa morta nas estradas do país desde 1990. Segundo ele, tributos assim representam um forte testemunho da necessidade de ação.

O chefe da ONU disse que o foco do tema desse ano é "Velocidade Mata". Ban afirmou que vários governos estão tentando lidar com o problema da velocidade.

Brasil

Ban declarou que China, França, Quênia, Rússia e Turquia estão entre as nações que estão adotando novas leis, reforçando a aplicação das normas e redesenhando as ruas com quebra-molas e outros instrumentos para reduzir a velocidade.

Ele disse que as Nações Unidas estão trabalhando com parceiros na implementação de várias iniciativas, inclusive na preparação da Segunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança nas Estradas, que vai acontecer no Brasil em novembro de 2015.

Fonte: Rádio ONU

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.