País de dimensões continentais, o Brasil tem o transporte rodoviário como principal sistema logístico para movimentar cargas e passageiros. Pela malha de 1.751.868 quilômetros de estradas e rodovias brasileiras, a quarta maior do mundo, passam 56% de toda a carga movimentada no território. Nela também o número de acidentes fatais envolvendo caminhões/ônibus, registrou aumento de 15% no período de 2010 a 2014, atrás apenas dos ocupantes de motocicletas (16% no mesmo período).
O percentual foi obtido por meio de análise feita pelo ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), que usou como base os dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, sobre o total de mortos nas vias e rodovias brasileiras, cuja consolidação foi divulgada em junho. Os últimos números consolidados disponibilizados pelo DataSUS se referem ao ano de 2014 e estão também no Portal de Estatísticas iris, do ONSV (onsv.org.br).
As causas para esta elevação são diversas e variam desde as condições da infraestrutura de muitas vias e rodovias brasileiras (em especial as não concessionadas), até imprudência, excesso de trabalho, ou de confiança, de caminhoneiros que, para chegarem mais rápido ao destino, e com isso conseguir maior número de fretes, o que pode garantir maior ganho financeiro, muitas vezes desrespeitam as regras legais.
Segundo Renato Campestrini, responsável pela área de Desenvolvimento e Pesquisa, do OBSERVATÓRIO, a questão do cansaço do condutor do caminhão, ou do ônibus, é um fator de risco anunciado. “Às vezes eles são colocados para realizar viagens em ritmos extenuantes, que os levam ao uso de substâncias não permitidas, que podem contribuir para a ocorrência de acidentes”, pondera.
Campestrini aponta também o excesso de velocidade, além da falta de manutenção, ou a manutenção deficiente, dos veículos como fator gerador de acidentes que contribuem para engrossar a estatística de mortos no trânsito do Brasil que, em 2014, somou 43.780 pessoas. “Quem transita em algumas rodovias federais no período noturno sabe do que estou falando, já que, nelas é comum ver carretas com limite regulamentado em 80Km/h a transitar bem acima dos 120Km/h, quando o limite para veículos leves é 110Km/h”, explica.
Se por um lado, as rodovias mal conservadas oferecem risco por conta da infraestrutura deficiente, nas vias em boas condições de pistas e sinalização, destaca Campestrini, é comum ver condutores exagerando na velocidade pela sensação de segurança proporcionada. Como exemplo, ele cita a BR-116 que no trecho entre São Paulo e Curitiba, depois das melhorias na via, registrou aumento de 20% no número de acidentes. “O pessoal passou a acelerar mais, diferentemente de quando os buracos tomavam conta do pavimento”, aponta. Campestrini destaca ainda a existência de localidades em que a geometria da via (suas curvas, por exemplo) pode contribuir para a ocorrência de acidentes”.
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech
O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
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