Matérias

Agenda Positiva: Dirigindo com Segurança

Escrito por Portal ONSV

29 FEV 2016 - 11H54

São nas ações cotidianas que revelamos o nosso compromisso com a segurança no trânsito e o quanto podemos proteger todos ao nosso redor: pedestres, ciclistas, motociclistas, nossos passageiros e caronas  e, também, promovendo o autocuidado na direção.

A segurança envolve nossas práticas, nossas atitudes e comportamentos. E, no trânsito, as boas práticas não podem ser esquecidas nem um instante, sob o risco de causarmos acidentes e até mortes. Quando pensamos em boas práticas na direção, sempre pensamos no exemplo dos outros. Mas nós temos que ser a referência.

E os exemplos são vários: todo motorista deve estar atento ao uso do cinto por todos os ocupantes do veículo; ao uso da cadeirinha, à proibição do celular e de bebidas na direção. De que vale ele exigir uma postura respeitosa dos demais motoristas, se ele próprio não pratica urbanidade, ou seja, não age com civilidade, educação e cortesia no trânsito?

Falar sobre segurança parece tão óbvio, mas praticá-la é um desafio, pois somos seduzidos a arriscar. Os motivos são muitos: porque estamos com pressa, estressados, distraídos, ou até porque não tem ninguém vendo. A fiscalização das nossas práticas precisa ser feita primeiramente por nós mesmos – é importante, que exista um autopoliciamento para não agirmos de forma perigosa, achando que nada pode acontecer.

Fazer a coisa certa no trânsito é essencial a todo motorista, motociclista, ciclista e pedestre. Agindo com segurança, você protege a si mesmo, e às pessoas ao seu redor. E para isso, basta que você seja responsável, atento e compartilhe o espaço do trânsito com cidadania.

Condução segura é isso, cada um fazendo a sua parte para garantir o bem-estar de todos. Até o próximo mês com um novo tema da nossa Agenda Positiva.

Para baixar as peças gratuitamente, clique aqui.

Confira o Programa Observar – Dirigindo com Segurança:

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.