Agenda Positiva - #MedoDeDirigir
Pode até parecer pouco comum, mas o medo de dirigir acompanha um número significativo de pessoas ao ponto de algumas autoescolas disponibilizarem instrutores especializados para o atendimento desses casos.
Atribuído a diversas causas, o medo de dirigir pode derivar da inexperiência da pessoa em relação ao automóvel, da insegurança devido à sensação de independência proporcionada pelo veículo, ou até mesmo de traumas decorrentes de diversas causas, entre elas, de acidentes vividos.
A Agenda Positiva do Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT, trata do tema neste mês de outubro e dá algumas orientações para a superação do problema, cujo alguns dos ‘sintomas’ , pernas bambas, mãos trêmulas e suor excessivo ao pegar no volante.
A confiança é uma das principais armas para vencer o medo, portanto, seguem algumas dicas:
- Pratique mais. Tente relaxar ao máximo e, para isso, é até aconselhável ouvir música relaxante enquanto pratica a direção.
- Procure manter-se seguro. Lembre-se que você foi habilitado, esteve em aulas de volante, passou nas provas, conhece as regras e tem todas as condições para transitar ao volante de seu veículo pelas vias. Se estiver inseguro terá mais pânico, mais dificuldade. Lembre-se que você é capaz.
- O excesso de confiança no trânsito é uma das causas de acidentes. Quem a usa na medida certa tem menor chance de causar problemas. Portanto é necessário estar atento e dirigir pelos outros.
- Se mesmo praticando sentir que o problema é a falta de conhecimento seguro das técnicas de direção, por nervosismo ou esquecimento do que aprendeu nas aulas que fez para obter a habilitação, procure fazer um segundo curso. Isso é possível em algumas autoescolas.
- Caso nem mesmo assim consiga superar o medo, procure um psicólogo. Com atendimento especializado você poderá tratar e superar síndrome do pânico, excesso de ansiedade, traumas do passado ou algum outro motivo que provocam medo de dirigir.
Assista ao vídeo:
BAIXE AS PEÇAS GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.