Matérias

Agenda Positiva - #MedoDeDirigir

Escrito por Portal ONSV

30 SET 2016 - 09H26

Pode até parecer pouco comum, mas o medo de dirigir acompanha um número significativo de pessoas ao ponto de algumas autoescolas disponibilizarem instrutores especializados para o atendimento desses casos.

Atribuído a diversas causas, o medo de dirigir pode derivar da inexperiência da pessoa em relação ao automóvel, da insegurança devido à sensação de independência proporcionada pelo veículo, ou até mesmo de traumas decorrentes de diversas causas, entre elas, de acidentes vividos.

A Agenda Positiva do Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT, trata do tema neste mês de outubro e dá algumas orientações para a superação do problema, cujo alguns dos ‘sintomas’ , pernas bambas, mãos trêmulas e suor excessivo ao pegar no volante.

A confiança é uma das principais armas para vencer o medo, portanto, seguem algumas dicas:

  • Pratique mais. Tente relaxar ao máximo e, para isso, é até aconselhável ouvir música relaxante enquanto pratica a direção.

  • Procure manter-se seguro. Lembre-se que você foi habilitado, esteve em aulas de volante, passou nas provas, conhece as regras e tem todas as condições para transitar ao volante de seu veículo pelas vias. Se estiver inseguro terá mais pânico, mais dificuldade. Lembre-se que você é capaz.

  • O excesso de confiança no trânsito é uma das causas de acidentes. Quem a usa na medida certa tem menor chance de causar problemas. Portanto é necessário estar atento e dirigir pelos outros.

  • Se mesmo praticando sentir que o problema é a falta de conhecimento seguro das técnicas de direção, por nervosismo ou esquecimento do que aprendeu nas aulas que fez para obter a habilitação, procure fazer um segundo curso. Isso é possível em algumas autoescolas.

  • Caso nem mesmo assim consiga superar o medo, procure um psicólogo. Com atendimento especializado você poderá tratar e superar síndrome do pânico, excesso de ansiedade, traumas do passado ou algum outro motivo que provocam medo de dirigir.

Assista ao vídeo:

BAIXE AS PEÇAS GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.