Matérias

Alexandre Garcia: O que vão fazer com quem cumpriu a regra?

Escrito por Portal ONSV

12 FEV 2014 - 13H59

"Alexandre

'O que vão fazer com quem cumpriu a regra?', questiona Alexandre Garcia

Manobra no Congresso quer revogar a exigência de simuladores em autoescolas. 'Trânsito mata tanto quanto criminosos', diz comentarista.

No Congresso Nacional já existe um movimento para acabar com a exigência dos simuladores em autoescolas. A Câmara Federal aprovou na terça-feira (11) regime de urgência para um projeto que revoga a resolução do Conselho Nacional de Trânsito que exige simulador em autoescola. Semana que vem o projeto vai para o plenário da Câmara e em seguida para o plenário do Senado. E aí? O que vão fazer com quem cumpriu a regra e já se equipou?

Câmara e Senado fizeram o Código de Trânsito que criou o Conselho de Trânsito, para baixar resoluções técnicas. Agora, o Legislativo quer derrubar uma delas. E é bom lembrar que é usual políticos nomearem protegidos para órgãos de trânsito, que aí carecem de administrações técnicas, como deveria ser.

Por outro lado, o Contran com frequência prorroga a entrada em vigor de suas próprias resoluções, até três vezes, o que mostra uma certa distância com a realidade. Poderia se criticar o Legislativo dizendo que está preocupado com autoescola, quando a emergência deveria ser para leis contra o crime e a violência. Mas, afinal, o trânsito mata tanto quando os criminosos.

Em Brasília, as autoescolas já tiveram simulador – mecânico – não funcionou nem mostrou resultados, lá na década de 1980. Porque o problema maior é o sistema de avaliação, os exames, que cobram apenas o mínimo necessário para dirigir. E aí, o resultado é o despreparo do motorista, que produz acidentes. Basta observar em toda a parte, que motoristas habilitados não sabem sequer para que servem as luzes do veículo.

Para ver a notícia na íntegra e assistir ao vídeo, clique aqui.

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto