Matérias

Alexandre Garcia: O que vão fazer com quem cumpriu a regra?

Escrito por Portal ONSV

12 FEV 2014 - 13H59

"Alexandre

'O que vão fazer com quem cumpriu a regra?', questiona Alexandre Garcia

Manobra no Congresso quer revogar a exigência de simuladores em autoescolas. 'Trânsito mata tanto quanto criminosos', diz comentarista.

No Congresso Nacional já existe um movimento para acabar com a exigência dos simuladores em autoescolas. A Câmara Federal aprovou na terça-feira (11) regime de urgência para um projeto que revoga a resolução do Conselho Nacional de Trânsito que exige simulador em autoescola. Semana que vem o projeto vai para o plenário da Câmara e em seguida para o plenário do Senado. E aí? O que vão fazer com quem cumpriu a regra e já se equipou?

Câmara e Senado fizeram o Código de Trânsito que criou o Conselho de Trânsito, para baixar resoluções técnicas. Agora, o Legislativo quer derrubar uma delas. E é bom lembrar que é usual políticos nomearem protegidos para órgãos de trânsito, que aí carecem de administrações técnicas, como deveria ser.

Por outro lado, o Contran com frequência prorroga a entrada em vigor de suas próprias resoluções, até três vezes, o que mostra uma certa distância com a realidade. Poderia se criticar o Legislativo dizendo que está preocupado com autoescola, quando a emergência deveria ser para leis contra o crime e a violência. Mas, afinal, o trânsito mata tanto quando os criminosos.

Em Brasília, as autoescolas já tiveram simulador – mecânico – não funcionou nem mostrou resultados, lá na década de 1980. Porque o problema maior é o sistema de avaliação, os exames, que cobram apenas o mínimo necessário para dirigir. E aí, o resultado é o despreparo do motorista, que produz acidentes. Basta observar em toda a parte, que motoristas habilitados não sabem sequer para que servem as luzes do veículo.

Para ver a notícia na íntegra e assistir ao vídeo, clique aqui.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

tv_globo_bahia_relatorio_maio_prudencia_mulheres_no_transito
Observadores Certificados

TV Globo Bahia utiliza relatório do OBSERVATÓRIO em reportagem que destaca maior prudência de mulheres no trânsito

O telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada à TV Glogo na Bahia, comparou questões relacionadas à imprudência no trânsito entre homens e mulheres em reportagem, com base em um relatório produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que destaca algumas diferenças entre mulheres e homens no trânsito brasileiro. A psicóloga do trânsito e Observadora Certificada, Bianca Cruz, destacou a importância de ações educativas exclusivas, voltadas diretamente para o público masculino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.