Cerca de 2 mil livros serão entregues gratuitamente aos alunos, que irão obter em sala de aula mais conhecimentos sobre o trânsito e mobilidade
A Prefeitura Municipal de Cascavel, no Paraná, por intermédio da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania – Transitar, entregou aos alunos da Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, os livros do programa Educa – projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que visa levar a Educação para o Trânsito aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de maneira transversal, na última sexta-feira (23).
A ação promovida durante a Semana Nacional do Trânsito também tem foco na educação dos pequenos. O trabalho de conscientização das crianças é mais uma das frentes das ações da Transitar em Cascavel, que acontecem frequentemente na Escola pública Municipal de Trânsito.
Os estudantes das escolas municipais de ensino: Arthur Carlos Sartori, Professora Maria dos Prazeres e Dilair Silvério Fogaça também serão contemplados. Ao todo, são cerca de 2 mil livros que serão entregues gratuitamente aos alunos que irão obter em sala de aula, mais conhecimentos sobre o trânsito e a mobilidade, com conteúdo contemplado no Currículo Escolar do Município. O projeto deverá ser ampliado para mais unidades.
De acordo com a encarregada do Setor de Educação de Trânsito e Cidadania da Transitar e Observadora Certificada, Luciane de Moura, o Educa é um programa de Educação para o Trânsito para as escolas que têm o objetivo de subsidiar a realização da educação para o trânsito, como tema transversal na educação básica e também promover de forma contextualizada, permanente, com significado o aprendizado.
“O programa também contribui para incluir a educação para o trânsito nas políticas públicas e em projetos políticos pedagógicos de escolas públicas e privadas, além de instituir um projeto de educação no trânsito e promover a intersetorialidade no tratamento do tema, então a gente pode juntar o tema trânsito com os demais conteúdos que são trabalhados em sala de aula. As atividades são interativas e incentivam o protagonismo do aluno, além disso jogos e outros recursos também são utilizados para avaliar o interesse e participação do aluno. É um livro consumível, o aluno poderá recortar, escrever, sem problema nenhum”, explicou Luciane Moura.
O programa Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Paralelo a esse trabalho, há ainda uma formação a distância que é oferecida para os educadores e coordenadores que estão desenvolvendo o programa.
Conheça e leve o Programa Educa para o seu município: https://www.onsv.org.br/programa-educa/
Leia a matéria completa: https://www.transitarcascavel.com.br/transitar-entrega-livros-na-rede-municipal-de-ensino-e-mostra-que-educacao-no-transito-comeca-ainda-na-escola-2/
[vc_gallery interval="3" images="30662,30664,30665,30666,30667,30669,30670,30671,30672,30673,30675" img_size="full"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.