Matérias

ALUNOS DE CASCAVEL/PR RECEBEM LIVROS DO PROGRAMA EDUCA

Escrito por Portal ONSV

28 SET 2022 - 16H51

Cerca de 2 mil livros serão entregues gratuitamente aos alunos, que irão obter em sala de aula mais conhecimentos sobre o trânsito e mobilidade

A Prefeitura Municipal de Cascavel, no Paraná, por intermédio da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania – Transitar, entregou aos alunos da Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, os livros do programa Educa – projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que visa levar a Educação para o Trânsito aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de maneira transversal, na última sexta-feira (23).

A ação promovida durante a Semana Nacional do Trânsito também tem foco na educação dos pequenos. O trabalho de conscientização das crianças é mais uma das frentes das ações da Transitar em Cascavel, que acontecem frequentemente na Escola pública Municipal de Trânsito.

Os estudantes das escolas municipais de ensino: Arthur Carlos Sartori, Professora Maria dos Prazeres e Dilair Silvério Fogaça também serão contemplados. Ao todo, são cerca de 2 mil livros que serão entregues gratuitamente aos alunos que irão obter em sala de aula, mais conhecimentos sobre o trânsito e a mobilidade, com conteúdo contemplado no Currículo Escolar do Município. O projeto deverá ser ampliado para mais unidades.

De acordo com a encarregada do Setor de Educação de Trânsito e Cidadania da Transitar e Observadora Certificada, Luciane de Moura, o Educa é um programa de Educação para o Trânsito para as escolas que têm o objetivo de subsidiar a realização da educação para o trânsito, como tema transversal na educação básica e também promover de forma contextualizada, permanente, com significado o aprendizado.

“O programa também contribui para incluir a educação para o trânsito nas políticas públicas e em projetos políticos pedagógicos de escolas públicas e privadas, além de instituir um projeto de educação no trânsito e promover a intersetorialidade no tratamento do tema, então a gente pode juntar o tema trânsito com os demais conteúdos que são trabalhados em sala de aula. As atividades são interativas e incentivam o protagonismo do aluno, além disso jogos e outros recursos também são utilizados para avaliar o interesse e participação do aluno. É um livro consumível, o aluno poderá recortar, escrever, sem problema nenhum”, explicou Luciane Moura.

O programa Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Paralelo a esse trabalho, há ainda uma formação a distância que é oferecida para os educadores e coordenadores que estão desenvolvendo o programa.

Conheça e leve o Programa Educa para o seu município: https://www.onsv.org.br/programa-educa/

Leia a matéria completa: https://www.transitarcascavel.com.br/transitar-entrega-livros-na-rede-municipal-de-ensino-e-mostra-que-educacao-no-transito-comeca-ainda-na-escola-2/

[vc_gallery interval="3" images="30662,30664,30665,30666,30667,30669,30670,30671,30672,30673,30675" img_size="full"]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.