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Amarelo Piscante em São Paulo Preocupa Observatório

Escrito por Portal ONSV

26 ABR 2013 - 15H47

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O Observatório alertou a Câmara Municipal de São Paulo quanto à ineficiência da medida e aumento do risco de acidentes se for posta em prática a determinação aprovada pelo plenário no sentido de acionar o modelo de funcionamento amarelo piscante para todos os semáforos da capital paulista entre as 23 e as 5 horas, diariamente.

A medida teria o objetivo de reduzir o índice de assaltos nos cruzamentos. De acordo com José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório, no entanto, trata-se de uma proposição que só faz aumentar os perigos existentes na noite.

Utilizado pioneiramente em 1868, na capital londrina, o semáforo é uma ferramenta de controle de fluxo de veículos que se provou eficiente ao longo da história, a ponto de ser hoje universalmente adotada.

O sinal amarelo piscante alerta o motorista, mas não exige que pare completamente o veículo, apenas que diminua a velocidade. Pode-se imaginar a situação quando em um cruzamento todos os veículos seguirem, sem serem coordenados pelo semáforo. Em uma cidade que tem mais de 8 milhões de veículos e literalmente funciona 24 horas, boa parte dos cruzamentos mais movimentados  se tornará praça de guerra e de desordem no trânsito.

Acesse o manifesto enviado à Câmara Municipal de São Paulo.

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SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

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OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

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MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

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