Fora das condições ideais interferem na boa dirigibilidade, contribuem para a fadiga do motorista, além de ser influência danosa para outras peças
Vai fazer uma viagem longa nestas férias e já providenciou a revisão do seu veículo. Mas lembrou de checar os amortecedores? Se ainda não, procure fazê-lo para garantir mais segurança por meio da estabilidade do veículo e conforto para a condução. Os amortecedores, além disso, contribuem para manter o contato dos pneus com o solo.
Se estiverem em mau estado podem prejudicar tanto o motorista quanto outras peças do veículo, uma vez que provocam balanço frenético durante a condução, o que interfere muito na boa dirigibilidade e pode até mesmo contribuir para a fadiga do condutor.
Sem contar que é atribuição dos amortecedores, quando em boas condições, reduzir a distância de frenagem, controlar a movimentação das molas e sustentar o alinhamento das rodas, e, ainda, evitar o desgaste dos pneus, assim como o dos componentes da suspensão como, por exemplo, as molas.
O problema para perceber se os amortecedores não estão em boas condições, é que sua danificação acontece de modo gradativo, fazendo com que o motorista habituado a dirigir o mesmo carro todo dia não note problemas, pois se acostuma com as vibrações que, aos poucos, ficam mais fortes.
Existem, porém, alguns sinais aos quais o motorista deve ficar atento:
Se notar também que os faróis dianteiros não estão iluminando de modo uniforme, pode ser que estejam desalinhados exatamente por conta dos amortecedores.
Conduzir veículos com amortecedores em condições não ideais pode trazer alguns riscos; entre eles:
Manter os amortecedores com a revisão em dia, além de contribuir para o conforto e segurança dos passageiros, evita que os pneus se desgastem prematuramente e que outros componentes da suspensão venham a apresentar defeito.
Algumas medidas podem aumentar a vida útil dos amortecedores, como trafegar com cautela em vias em condições ruins de pavimentação, evitar trafegar com excesso de carga e desacelerar o veículo ao passar por um quebra mola. Caso você tenha alguma dúvida em relação ao peso máximo suportado pelo veículo, consulte o manual do proprietário.
Observadora Certificada participa de entrevista para a TV Cabo Branco
No dia 30 de setembro, foi ao ar no JBP 1, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, uma reportagem sobre o grande número de multas por excesso de velocidade no Brasil, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira.
Observadores certificados realizam live sobre a Semana Nacional de Trânsito
Durante a tarde de hoje (03), os Observadores Certificados, Stefania Alvise e Alessandro Fróes, através do perfil "Rádio em Trânsito", na plataforma Instagram, realizaram uma live para comentar sobre algumas ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Itapira, no interior de São Paulo.
Observador Certificado participa de entrevista ao Balanço Geral Interior-RJ
Na última sexta-feira (27), o Observador Certificado e Diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito de Macaé (RJ), Leandro Aracati, participou de uma entrevista ao Balanço Geral Interior RJ, da TV Record.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.