Fora das condições ideais interferem na boa dirigibilidade, contribuem para a fadiga do motorista, além de ser influência danosa para outras peças
Vai fazer uma viagem longa nestas férias e já providenciou a revisão do seu veículo. Mas lembrou de checar os amortecedores? Se ainda não, procure fazê-lo para garantir mais segurança por meio da estabilidade do veículo e conforto para a condução. Os amortecedores, além disso, contribuem para manter o contato dos pneus com o solo.
Se estiverem em mau estado podem prejudicar tanto o motorista quanto outras peças do veículo, uma vez que provocam balanço frenético durante a condução, o que interfere muito na boa dirigibilidade e pode até mesmo contribuir para a fadiga do condutor.
Sem contar que é atribuição dos amortecedores, quando em boas condições, reduzir a distância de frenagem, controlar a movimentação das molas e sustentar o alinhamento das rodas, e, ainda, evitar o desgaste dos pneus, assim como o dos componentes da suspensão como, por exemplo, as molas.
O problema para perceber se os amortecedores não estão em boas condições, é que sua danificação acontece de modo gradativo, fazendo com que o motorista habituado a dirigir o mesmo carro todo dia não note problemas, pois se acostuma com as vibrações que, aos poucos, ficam mais fortes.
Existem, porém, alguns sinais aos quais o motorista deve ficar atento:
Se notar também que os faróis dianteiros não estão iluminando de modo uniforme, pode ser que estejam desalinhados exatamente por conta dos amortecedores.
Conduzir veículos com amortecedores em condições não ideais pode trazer alguns riscos; entre eles:
Manter os amortecedores com a revisão em dia, além de contribuir para o conforto e segurança dos passageiros, evita que os pneus se desgastem prematuramente e que outros componentes da suspensão venham a apresentar defeito.
Algumas medidas podem aumentar a vida útil dos amortecedores, como trafegar com cautela em vias em condições ruins de pavimentação, evitar trafegar com excesso de carga e desacelerar o veículo ao passar por um quebra mola. Caso você tenha alguma dúvida em relação ao peso máximo suportado pelo veículo, consulte o manual do proprietário.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
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