Matérias

Artigo: Entre visual e segurança, escolha sempre a segurança

Escrito por Portal ONSV

03 JUL 2019 - 14H08

Nos últimos anos, uma parte do mercado de veículos tem se mantido aquecido, e em até certo ponto, é o que tem permitido a máquina girar em tempos de crise.

Esse mercado é o dos veículos destinados às Pessoas com Deficiência – PcD ou mobilidade reduzida.

O brasileiro descobriu que diante de algumas patologias poderia utilizar o direito de adquirir um veículo com isenção de impostos, algo que reduz o preço de tabela de forma considerável ou leva à criação de algumas categorias específicas para esse público.

Atualmente o limite para aquisição de um veículo dentro do que estabelece o ordenamento é de R$ 70.000,00.

Determinado valor, que tem sido objeto de estudos para ser alterado para cima, pois não mais compreende vários modelos outrora ofertados, leva algumas montadoras a realizar a retirada de itens de conforto e segurança para tentar atender ao público PcD.

A revista 4 Rodas na edição do mês de junho, elencou todos os modelos disponíveis para o público PcD existentes no Brasil, totalizando 32 modelos.

Diante dessa lista, avaliamos os itens de segurança que os modelos PcD oferecem e que vão além dos obrigatórios duplo airbag e freios ABS, em especial, atentamos para o controle de tração e estabilidade e mais airbags.

Nossa observação apontou que dos 32 modelos hoje ofertados para o público PcD, 17 possuem o controle de tração e estabilidade, um número que não salta aos olhos, mas que pelo menos compreende mais da metade.

Poucas pessoas dão atenção para a existência do controle de tração e estabilidade no veículo, mas ele é um importante item de segurança, a medida que sua função é corrigir a trajetória do veículo em situações como um desvio rápido, a perda de aderência, ele, através de diversos sensores, aciona os freios em cada roda, para acertar a direção do carro.

O controle de tração é obrigatório para todos os novos projetos de modelos fabricados a partir de 2020 e para todos os veículos a partir de 2022, conforme calendário previsto na Resolução número 657/2015 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.

Quanto a oferta de airbags adicionais, além dos obrigatórios para condutor e passageiro, apenas 6 modelos ofertados possuem 4 ou 6 airbags.

É certo que ninguém adquire um veículo com a intenção de se envolver em um acidente de trânsito, entretanto, dentro das possibilidades de adquirir um veículo zero quilômetro, optar pelo modelo mais seguro possível é uma escolha adequada.

Muitas pessoas quando vão adquirir um veículo, tem como hábito escolher pelo visual mais bonito, pelos itens estéticos que chamam a atenção, mas é importante que esse apelo visual venha acompanhado de um bom conteúdo de segurança.

Nossa avaliação recaiu em relação aos veículos destinados ao público PcD pelo fato de que na maioria dos casos, conforme apurou a revista 4 Rodas, os pacotes ofertados são fechados, mas a sugestão de compra para veículos mais seguros vale para qualquer um que tenha a intenção de comprar ou trocar de veículo.

Entre um design bonito e um veículo seguro, escolha sempre o mais seguro, e se caso conseguir unir ambos, certamente está fazendo uma bela escolha.

Renato Campestrini - gerente técnico

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.