Com mais veículos nas ruas, velocidade cai, e acidentes são menos graves, diz especialista
Dentro das cidades, o contínuo aumento no número de carros e, consequentemente, a redução da velocidade, também pode ter contribuído para a redução nas mortes no trânsito.
“Com o aumento do volume de veículos, vias que não congestionavam antes estão ficando engarrafadas e a velocidade média diminuiu”, diz o diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho.
Com o trânsito mais devagar, o impacto das colisões são menores. “Isso não reduz o número de acidentes, mas o grau de lesão que poderia resultar em uma fatalidade diminui”, destaca Ramalho.
Em algumas cidades, além do crescimento na frota, o poder público também tem promovido a redução da velocidade permitida nas ruas, a fim de dar maior segurança principalmente aos pedestres. Em Vitória, por exemplo, o prefeito Luciano Rezende já admitiu estudar essa possibilidade.
O especialista diz que o fenômeno também já acontece em algumas rodovias nas proximidades das metrópoles.
EducaçãoRamalho frisa que, para haver real mudança, não basta tornar as leias mais rígidas. É preciso repensar a forma como os motoristas são orientados na época em que tiram a Carteira Nacional de Habilitação.
“Ensinam que você deve usar o cinto de segurança e não beber antes de dirigir porque senão será multado e perderá pontos na carteira. O certo é conscientizar a pessoa de que ele estará colocando em risco sua vida e a dos outros se não respeitar isso”, explica Ramalho.
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Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
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