Um carro apresenta um universo de peças e componentes e quando aparecem barulhos nem sempre é fácil identificar o que pode estar errado. Até mesmo alguns motoristas que entendem um pouco de mecânica automotiva podem ficar em dúvidas; agora, imaginem aqueles leigos no tema. Mas não importa em qual grupo você se enquadre, barulhos e sons no veículo exigem atenção e medidas rápidas e não podem ser ignorados, sob risco de acidentes sérios ou de custos ainda maiores na manutenção tardia.
De acordo com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o condutor deve identificar o tipo de barulho existente e tentar localizá-lo, até para facilitar o trabalho do mecânico que vai atuar no problema. A entidade alerta que é muito importante nunca deixar para depois as correções, pois quanto mais cedo você solucionar o problema terá menos dor de cabeça, mais economia e menos riscos.
Sobre os tipos de ruídos mais frequentes, o OBSERVATÓRIO destaca:
Som de Tic-tac
Esse som pode estar relacionado a problemas com o óleo e o barulho surge quando o carro não está em movimento. Para prevenir esse tipo de ruído, fique atento ao nível do óleo, fazendo uma checagem no próprio posto quando você vai abastecer. A falta de óleo pode fundir o motor do veículo, trazendo prejuízos enormes.
Aquele efeito de arranhado
Agora, quando você perceber um som de que algo está raspando ou arranhando o veículo, pode ser que os limpadores do seu parabrisas precisam ser trocados. Limpadores danificados podem impedir a visibilidade em condições de chuvas, o que é um grande risco. Fique atento às condições dos limpadores e faça a troca sempre que necessário.
Sons agudos:
Os sons agudos mais comuns vêm dos freios, e podem significar que a troca é necessária. Verifique a quilometragem das pastilhas de freio. Faça checagens com regularidade com mecânicos de sua segurança.
Outra questão importante em relação a barulhos é quando eles podem ser identificados num determinado local do carro, fato que também facilita a intervenção para a solução do problema.
Veja alguns ruídos comuns, localizados:
Barulhos dentro do carro
Podem ter origem em problemas na fechadura do porta-malas, quando ela apresenta folga. Normalmente, a porta traseira pode ficar batendo. Alguns batentes de borracha na tampa de trás, às vezes, podem cair, e deixar a porta com uma folga. Faça a regulagem, pois o ruído é mesmo irritante.
Os bancos da frente do carro, sobretudo, o do passageiro pode apresentar folgas no trilho. Quando vazio, o barulho aparece, mas quando alguém senta ele some.
Os ruídos também podem ser resultado de acabamentos desencaixados – no painel frontal ou nos autofalantes. O som lembra barulho de plástico e é comum que apareçam quando se dirige em vias irregulares.
Barulhos na traseira do carro
Se o ruído vem da parte de trás do carro podem existir problemas no escapamento solto, desgastado, frouxo ou até furos, molas quebradas, folga na fixação do macaco e do estepe. No caso dos escapamentos, o som é parecido com uma panela de pressão e incomoda muito. Não hesite em trocar o mais rápido.
Barulhos contínuos
Sons ininterruptos podem estar relacionados com os rolamentos. O automóvel pode ter dezenas deles, como, por exemplo:
Rolamentos de roda – fazem barulho quando atingem velocidade acima de 40 km/h.
Bomba da direção hidráulica – o barulho aparece quando o motorista esterce o volante para os dois lados. Se o som surge apenas quando você vai para um lado, o problema pode ser a caixa da direção hidráulica. Ausência de óleo no sistema faz o mesmo ruído. Portanto, é importante resolver o vazamento em uma oficina de sua confiança, pois do contrário terá problemas com a caixa e a bomba.
Compressor do ar-condicionado – só faz barulho quando o ar é ligado.
Barulho ao frear
Quando o barulho aparece no momento em que você freia o carro ele pode estar associado às pastilhas. O ideal neste caso é uma avaliação de todo o sistema de freios por um profissional. Mas barulhos vindos do ato de frear também podem ser motivados pela flutuação e material duro da pastilha e contato inadequado do material com o disco. Resíduos acumulados neste sistema também podem gerar barulhos. Verifique se uma limpeza ou a troca não são necessárias.
Barulhos na roda
Esse tipo de barulho surge por folgas nos pneus e deve ser corrigido por um mecânico. O som lembra um “toc-toc” contínuo, quando o carro está em movimento. Quando existe desgaste das pastilhas de freio, a roda dianteira também pode apresentar barulhos, que lembram uma raspagem durante a rotação. Uma dica importante para evitar esse ruído e problema é verificar o estado das pastilhas do carro a cada 10 mil km rodados.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
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