Bom Dia Brasil destaca mudança na lei da cadeirinha com participação de Observador Certificado
Novas regras leva em consideração peso e altura e idade das crianças
Com as novas regras no Código de Trânsito Brasileiro a lei para o uso das cadeirinhas ficou mais rígida aos infratores desde a última segunda-feira (12). O Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Maurício Pontello, foi consultado pelo jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, para falar sobre o uso do dispositivo.
Com a nova regulamentação, as regras aplicam-se de acordo com o peso, idade e altura das crianças. Veja como fica:
- O bebê conforto é indicado para crianças de até um ano de idade e no máximo 13kg;
- A cadeirinha deve ser utilizada por crianças de um a quatro anos de idade, com pesos entre 9kg e 18kg;
- O assento de elevação é para as crianças de quatro a sete anos e meio, com menos de um metro e quarenta e cinco centímetros e, ter de 15kg a 36kg;
- Crianças com idades entre sete anos e meio e dez anos, com menos de um metro e quarenta e cinco centímetros podem viajar no banco de trás, utilizando apenas o cinto de segurança;
- Crianças que possuem mais de um metro e quarenta e cinco centímetros, em qualquer idade, podem ser levadas no banco da frente do automóvel.
“Os dispositivos de retenção da criança são exatamente para aumentar a segurança dela e expô-la menos ao risco de perder a vida em um acidente de trânsito. Porque não são elas que fazem a opção, é sempre o adulto quem faz a opção. A criança está sob os nossos cuidados, é sempre bom a gente lembrar desse detalhe”, argumentou Maurício.
Assista à reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/9428616/

WEBINAR: LANÇAMENTO DO LIVRO 'PNATRANS' - O PAPEL DOS MUNICÍPIOS
O webinar de lançamento do livro “O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito: O Papel dos Municípios”, será realizado amanhã (30), às 10h, e é promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de expor e discutir o conteúdo inédito do referido livro.

RÁDIO JORNAL DE PERNAMBUCO FALA SOBRE ALTOS ÍNDICES DE MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO
O jornal Balanço de Notícias, da Rádio Jornal de Pernambuco, destacou os altos índices de mortes no trânsito mundial, conforme apurou a reportagem, apresentando o relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) que aponta o Brasil como o terceiro país com o trânsito mais violento no mundo, perdendo apenas para Índia e China. Para falar sobre esses dados, o programa conversou com o Observador Certificado Emanoel Silva.

AUMENTO DE FROTA DE MOTOS NAS REGIÕES DE CAMPINAS E PIRACICABA/SP
O jornal da EPTV 1ª Edição de Campinas e Piracicaba, da afiliada da TV Globo no interior de São Paulo, de ontem (25), destacou o aumento da frota de motos nas maiores cidades da região de Campinas e Piracicaba, segundo dados do Detran, com base no período de 2005 a março de 2023. O Observador Certificado, Marcos Oriqui, comentou sobre os fatores que contribuem para o aumento da frota e formas de evitar eventuais ocorrências de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.