Matérias

BRASIL NÃO REDUZ O NÚMERO DE VÍTIMAS NO TRÂNSITO NEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Escrito por Portal ONSV

13 OUT 2022 - 16H56

Observador Certificado ressalta necessidade de políticas públicas para reduzir ocorrências de trânsito

Conforme levantamento da reportagem do Jornal do Commercio e da Rádio Jornal de Pernambuco, nem mesmo a pandemia de covid-19 foi suficiente para reduzir o número de vítimas no trânsito brasileiro. Para comentar sobre os dados apresentados pela matéria, o repórter Max Augusto conversou com o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanuel Plácido.

Segundo dados do Ministério da Saúde em 2021, em média 642 pessoas foram internadas por dia na rede pública de saúde com lesões causadas por sinistros de trânsito. O número é um recorde. Para se ter uma ideia, dez anos atrás, esse total era 34%. Em 2011, a média diária era de 480 internações. Em 2020 também não foi diferente, mostrando que as medidas de distanciamento social exigidas pela pandemia não conseguiram impedir aumento da violência no trânsito.

Quando o recorte é feito a partir dos dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), o país registrou em 2020, 188 mil internações de pessoas envolvidas nesse tipo de sinistro. Já em 2021, o número aumentou 24%, indo para 234 mil.

Segundo o especialista em segurança no trânsito e Observador Certificado, Emanuel Plácido, o aumento nos índices está diretamente ligado ao fator humano. “A falta de conscientização dos condutores, dos pedestres, das pessoas que utilizam as nossas vias públicas é uma das principais causas desses eventos. Precisamos de políticas públicas voltadas ao ser humano, políticas que façam com que o impacto numa ocorrência desses eventos não cause lesões graves ou mesmo leve a morte”, argumentou.

Ouça a matéria completa:

[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/10/Radio_jornal_Pernambuco_OC_Emanoel_Placido_transito_brasileiro_covid_19.mp3"][/audio]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.