Matérias

Brasil reduz números de mortes no trânsito

Escrito por Portal ONSV

21 MAI 2015 - 16H00

"Brasil

Em pleno mês da segurança viária (Maio Amarelo), o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) analisa e divulga os dados de mortes no trânsito de 2013 e a notícia é boa: houve redução de quase 6% em comparação a 2012. Foram 42.266 mortes em 2013 contra 44.812 em 2012. O Observatório comemora essa redução, uma conquista de toda a sociedade: cidadãos, poder público e iniciativa privada.

O Portal da Saúde/DataSus (Departamento de Informática do Ministério da Saúde) disponibilizou esse mês o total de óbitos no país, que inclui todas as causas de mortes. O Observatório contabilizou os dados referentes ao trânsito e apresenta de forma inédita os números de 2013.

Nos primeiros anos da Década de Ação para Segurança no Trânsito*, 2011 e 2012, houve um aumento de 3,6% no país (43.256 e 44.812 respectivamente,www.onsv.org.br/portaldados). Em 2013, a redução foi de 5,6%, o que significa salvar 2.554 vidas no trânsito.

“Isso não significa que estamos entrando nos trilhos em relação à meta proposta, pois precisamos de uma série com, pelo menos, três anos para confirmar a tendência de queda. Apenas o resultado positivo de 2013, não é suficiente para afirmarmos essa tendência”, defende o diretor-presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho. Os dados de 2014 só devem ser anunciados no próximo ano. O trabalho continua.

Região Norte é a campeã na redução

Entre os Estados, Rondônia teve a queda mais expressiva: 19%. Também na região norte está o 2º Estado com a maior redução: Acre, com 18%. Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro reduziram 12%. São Paulo registrou queda de 6%. Já entre os estados que tiveram aumento no número de mortes, o Mato Grosso lidera a lista com quase 5% a mais que o ano anterior. Veja a tabela abaixo.

Dados preliminares

Em relação aos dados preliminares de 2013, divulgados em outubro do ano passado, a queda de 9,73% na redução no total de mortes, em todo o Brasil, não se confirmou. Os dados finais indicam um número de mortes aproximadamente 4,5% superior aos dados preliminares, o que equivale a 1.815 mortes a mais.

Com isso, por exemplo, o Rio de Janeiro não teve uma redução de 44,5% nas mortes por acidentes de trânsito, como divulgado em novembro passado; mas, sim, uma redução de 12,04%, o que significa uma das melhores do país para o ano de 2013. Já a Bahia, tinha uma redução de 15%, pelos dados preliminares. Com os dados consolidados agora, essa queda foi de 6%.

Por meio dessas análises, o Observatório procura promover subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas e ações em prol da segurança viária para toda sociedade.

*Em Assembleia Geral, realizada no dia 2 de março de 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito. A iniciativa visa estimular esforços para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito em todo o mundo. Leia, na íntegra, a Resolução A/64/L44 da ONU, em 2 de março de 2010: http://bit.ly/UvKfAA. Todos os dias, cerca de 3,5 mil morrem vítimas de acidentes de trânsito no mundo e outros milhares ficam feridos para sempre, a maioria é jovem e está nos países em desenvolvimento.

"Dados

Uma análise comparativa entre os dados preliminares e os finais observamos:

  • PI: manteve o número de óbitos.
  • MS, MT, PA, PB, RN, RR, SE: apresentaram aumento no número de óbitos.
  • Demais Estados: apresentaram redução no número de óbitos.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.