Eventos serão na Câmara dos Deputados e tem participação do OBSERVATÓRIO
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara vai realizar Audiência Pública visando a esclarecer e debater temas relacionados diretamente aos aspectos e aplicabilidade da Lei nº 12.977, de 20/05/2014, conhecida como Lei do Desmonte, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres, seus efeitos legais, repercussão e reflexos diretos para a economia do país e, principalmente, a sua efetividade no contexto para a sociedade brasileira, especialmente nas questões de segurança pública, viária e meio-ambiente, entre outros. O evento está marcado para o dia 24 de setembro, a partir das 14 horas, na Câmara dos Deputados.
Logo após essa Audiência Pública, será realizado, no mesmo local, das 16h às 18h, a sexta edição do Seminário sobre Acidentologia e Vitimação no Trânsito, organizado pela FENACOR, com o apoio institucional da FenSeg e da Escola Nacional de Seguros, bem como de entidades como Sindicato das Seguradoras (SindSeg MG/GO/MT/DF) e do Sindicato dos Corretores de Seguros, Empresas Corretoras de Seguros, Capitalização e Previdência Privada no Distrito Federal (SINCOR-DF), além de dispor do embasamento técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária.
O Seminário reserva a possibilidade de prestar esclarecimentos e debates sobre o importante tema relacionado à Acidentologia e Vitimação no Trânsito, com exposições objetivas sobre o retrato da segurança viária, principais dados de acidentes de trânsito de todo o país, iniciativas e mais educação no trânsito, fiscalização e outras ações como instrumentos eficazes para a diminuição do número de mortes e feridos, com objetivos claros de minimizar os efeitos dos acidentes e reduzir a oneração de recursos do Governo para atender as vítimas de trânsito (SUS e Previdência Social), bem como o pagamento de indenizações através do Seguro DPVAT.
PROGRAMAÇÃO:
Primeira Parte:
Audiência Pública da Comissão de Viação e Transportes Implementação da Lei do Desmonte
Presidente da Comissão: Deputada Clarissa Garotinho, com os seguintes expositores:
Armando Vergílio dos Santos Júnior Presidente da FENACOR, ex-deputado federal e autor da Lei nº 12.977/2014;
Marco Antonio Rossi Presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg);
Neival Rodrigues de Freitas Diretor Executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg);
Arthur Trindade Secretário da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal;
Jayme Amorim de Sousa Diretor-Geral do Detran/DF;
Deputado Lucas Vergílio Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro no Centro-Oeste.
Segunda Parte:
Seminário sobre Acidentologia e Vitimação no Trânsito, com os seguintes expositores:
Deputado Hugo Leal Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Câmara dos Deputados;
Ricardo de Sá Acatauassú Xavier Diretor Presidente da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT;
Claudio Contador Diretor do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES) da Escola Nacional de Seguros;
José Aurélio Ramalho Diretor Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária.
Fonte: Sincor DF
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.