Entulhos de construção, reformas e demolições sempre dão trabalho para os proprietários da obra, mas podem gerar problemas enormes ao meio ambiente, à saúde pública e à circulação de veículos, se a destinação não for a correta. Em tempos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, a preocupação com a saúde é evidente; mas, muitas vezes, as pessoas esquecem do risco com o trânsito, com colisões e até mortes causadas por caçambas instaladas de forma inadequada pelas ruas das cidades.
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária aborda o tema para destacar a população que existem exigências para garantir a segurança e a mobilidade da população, quando a destinação dos entulhos envolve caçambas.
As cidades de médio e grande portes contam com legislação específica sobre esse tema. Daí o primeiro passo, antes de sair descartando o resto de entulhos de construções e lixo, é preciso conhecer as regras do seu município. Hoje, com a internet, basta acessar o site da sua prefeitura para contratar serviços regulamentados/cadastrados que farão o descarte em locais adequados – aterros regularizados, com menos impacto para o meio ambiente e até com reciclagem desses resíduos de construção.
Mas no que se refere ao trânsito, é preciso considerar alguns pontos:
- O local da instalação das caçambas é o ponto de maior preocupação para a circulação. As caçambas não podem ser colocadas em qualquer lugar, pois atrapalham o tráfego de veículos e também podem “empurrar” ou induzir o pedestre para as ruas, se colocadas nas calçadas, trazendo riscos de atropelamentos.
É preciso se preocupar com o serviço contratado, pois muitas empresas não ficam atentas a isso e quem contratou o serviço tem que agir com responsabilidade e exigir determinados cuidados como a não instalação em lugares onde há fluxo de pedestres e cadeirantes como calçadas, muito próximas a pontos de ônibus, pontos de táxis, garagens, rampas de acesso e - o mais preocupante - nas proximidades de curvas e esquinas que não permitem a visualização, colocando motoristas e motociclistas em risco.
Em algumas cidades é até permitido a colocação em calçadas, desde que haja um recuo para o fluxo de pedestres. Mas é sempre bom destacar que a calçada é lugar apenas do pedestre.
- Outra exigência importante diz respeito à sinalização dessas caçambas. A adoção de faixas refletivas podem evitar colisões, no período noturno, e poupar vidas.
- Já em relação ao limite de tempo que as caçambas podem permanecer nas ruas, junto ao meu fio; é preciso destacar que independentemente de existir um prazo fixado em legislações, é uma atitude de cidadania não deixar a caçamba sem uso nas ruas ou deixá-la muito tempo depois de coletado os entulhos.
O ideal é contratar esse serviço apenas um dia antes da produção do entulho para a retirada na sequência.
Em muitas cidades, o limite para o estacionamento de caçambas é fixado em 48 ou 72 horas corridas, do período da colocação à retirada do equipamento.
A permanência excessiva desse equipamento nas ruas sempre gera riscos, então para a segurança de todos, fique atento e seja responsável com o uso das caçambas nas vias.
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
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