Presidente do OBSERVATÓRIO fala sobre cuidados no trânsito e ações de conscientização como o movimento Maio Amarelo
Durante entrevista para a CBN Campinas, na última quinta-feira (06), o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, alertou para os altos índices de sinistros de trânsito relacionados ao não uso do cinto de segurança e apresentou o Movimento Maio Amarelo como ação para a conscientização de boas práticas para o trânsito seguro entre a sociedade.
Como exemplo, Ramalho citou o sinistro de trânsito envolvendo o ex-BBB Rodrigo Mussi, e uma ocorrência de trânsito na cidade de Indaiatuba, sede do OBSERVATÓRIO, no interior do estado de São Paulo, em que os ocupantes do veículo não utilizavam o cinto de segurança.
Segundo destacou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, apesar de toda informação disponível, as pessoas continuam se ferindo ou morrendo pelo não uso do cinto de segurança.
“A mídia tem divulgado essa ocorrência recente com o ex-BBB que está internado em estado muito grave e o mesmo, pelo que tudo consta, estava sem o cinto de segurança”, destacou e complementou: “Nós tivemos uma ocorrência de trânsito aqui em Indaiatuba, próximo a Campinas, nesse final de semana, onde havia seis jovens dentro de um veículo. Dois vieram a óbito, dois estão com sequelas graves e dois estão internados, entre a vida e a morte. Tudo por causa da falta do cinto. É dramático”, enfatizou Ramalho.
Conforme frisou o diretor-presidente do OBSEVATÓRIO, a falta de uso do cinto de segurança é maior entre pessoas que ocupam o banco traseiro. Ele também alertou.
“Se você sofrer uma colisão no banco traseiro a 50km/h, o seu corpo será lançado a 50km/h contra o banco da frente. Você pode se lesionar gravemente e até vir a óbito e pode lesionar e matar a pessoa que está no banco da frente. Porque o seu peso é multiplicado por 15, é Física. Então, você pode até enganar a lei de trânsito, não usando o cinto, simulando que está usando, mas a lei da Física, você não consegue enganar e quando acontece, é uma tragédia”, finalizou Ramalho.
Assista à entrevista completa:
[vc_video link="https://youtu.be/qV0Pex5qNvE" align="center"]
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.