Matérias

CBN CAMPINAS/SP FALA SOBRE IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E MAIO AMARELO

Escrito por Portal ONSV

08 ABR 2022 - 16H21

Presidente do OBSERVATÓRIO fala sobre cuidados no trânsito e ações de conscientização como o movimento Maio Amarelo

Durante entrevista para a CBN Campinas, na última quinta-feira (06), o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, alertou para os altos índices de sinistros de trânsito relacionados ao não uso do cinto de segurança e apresentou o Movimento Maio Amarelo como ação para a conscientização de boas práticas para o trânsito seguro entre a sociedade.

Como exemplo, Ramalho citou o sinistro de trânsito envolvendo o ex-BBB Rodrigo Mussi, e uma ocorrência de trânsito na cidade de Indaiatuba, sede do OBSERVATÓRIO, no interior do estado de São Paulo, em que os ocupantes do veículo não utilizavam o cinto de segurança.

Segundo destacou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, apesar de toda informação disponível, as pessoas continuam se ferindo ou morrendo pelo não uso do cinto de segurança.

“A mídia tem divulgado essa ocorrência recente com o ex-BBB que está internado em estado muito grave e o mesmo, pelo que tudo consta, estava sem o cinto de segurança”, destacou e complementou: “Nós tivemos uma ocorrência de trânsito aqui em Indaiatuba, próximo a Campinas, nesse final de semana, onde havia seis jovens dentro de um veículo. Dois vieram a óbito, dois estão com sequelas graves e dois estão internados, entre a vida e a morte. Tudo por causa da falta do cinto. É dramático”, enfatizou Ramalho.

Conforme frisou o diretor-presidente do OBSEVATÓRIO, a falta de uso do cinto de segurança é maior entre pessoas que ocupam o banco traseiro. Ele também alertou.

“Se você sofrer uma colisão no banco traseiro a 50km/h, o seu corpo será lançado a 50km/h contra o banco da frente. Você pode se lesionar gravemente e até vir a óbito e pode lesionar e matar a pessoa que está no banco da frente. Porque o seu peso é multiplicado por 15, é Física. Então, você pode até enganar a lei de trânsito, não usando o cinto, simulando que está usando, mas a lei da Física, você não consegue enganar e quando acontece, é uma tragédia”, finalizou Ramalho.

Assista à entrevista completa:

[vc_video link="https://youtu.be/qV0Pex5qNvE" align="center"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.