Presidente do OBSERVATÓRIO fala sobre cuidados no trânsito e ações de conscientização como o movimento Maio Amarelo
Durante entrevista para a CBN Campinas, na última quinta-feira (06), o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, alertou para os altos índices de sinistros de trânsito relacionados ao não uso do cinto de segurança e apresentou o Movimento Maio Amarelo como ação para a conscientização de boas práticas para o trânsito seguro entre a sociedade.
Como exemplo, Ramalho citou o sinistro de trânsito envolvendo o ex-BBB Rodrigo Mussi, e uma ocorrência de trânsito na cidade de Indaiatuba, sede do OBSERVATÓRIO, no interior do estado de São Paulo, em que os ocupantes do veículo não utilizavam o cinto de segurança.
Segundo destacou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, apesar de toda informação disponível, as pessoas continuam se ferindo ou morrendo pelo não uso do cinto de segurança.
“A mídia tem divulgado essa ocorrência recente com o ex-BBB que está internado em estado muito grave e o mesmo, pelo que tudo consta, estava sem o cinto de segurança”, destacou e complementou: “Nós tivemos uma ocorrência de trânsito aqui em Indaiatuba, próximo a Campinas, nesse final de semana, onde havia seis jovens dentro de um veículo. Dois vieram a óbito, dois estão com sequelas graves e dois estão internados, entre a vida e a morte. Tudo por causa da falta do cinto. É dramático”, enfatizou Ramalho.
Conforme frisou o diretor-presidente do OBSEVATÓRIO, a falta de uso do cinto de segurança é maior entre pessoas que ocupam o banco traseiro. Ele também alertou.
“Se você sofrer uma colisão no banco traseiro a 50km/h, o seu corpo será lançado a 50km/h contra o banco da frente. Você pode se lesionar gravemente e até vir a óbito e pode lesionar e matar a pessoa que está no banco da frente. Porque o seu peso é multiplicado por 15, é Física. Então, você pode até enganar a lei de trânsito, não usando o cinto, simulando que está usando, mas a lei da Física, você não consegue enganar e quando acontece, é uma tragédia”, finalizou Ramalho.
Assista à entrevista completa:
[vc_video link="https://youtu.be/qV0Pex5qNvE" align="center"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.