Brasil perde 89 pessoas por dia em decorrência de sinistros de trânsito, cerca de três mortes por hora
O programa Debates do Povo, da Rádio CBN Fortaleza, no estado do Ceará, recebeu entre seus convidados, os Observadores Certificados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Stefania Alvise e José Cláudio, para falar sobre temas relacionados à violência no trânsito brasileiro, seus fatores e consequências para a sociedade.
Entre as questões levantadas durante o programa, foi destaque a questão da Câmara dos Deputados avaliar o projeto de lei, já aprovado pelo Senado, que obriga motoristas bêbados responsáveis por sinistros de trânsito a pagar tratamento das vítimas atendidas pelo sistema único de saúde.
A pedagoga, educadora de trânsito e Observadora Certificada Stefania Alvise, destacou o aumento de sinistros de trânsito e mortes envolvendo motociclistas nos últimos dois anos. “Ele [o motociclista] vai cometendo uma série de imprudências, sendo que ele esquece que tem pessoas em casa que o esperam, porque ele justifica que precisa levar comida para casa, mas ele não lembra que precisa chegar vivo”.
“Se ele morrer, deixa esposa e filhos desamparados, vai onerar os cofres públicos. Se não morrer, vai ficar sequelado permanentemente e, vai gastar com fisioterapia, vai precisar mudar a estrutura da casa totalmente. Vai ter que trabalhar a parte psicológica para aceitar muitas vezes uma deficiência que ele não tinha, ou uma limitação”, complementou Stefania.
O psicólogo, especialista em psicologia do trânsito e coordenador adjunto do Núcleo de Saúde do OBSERVATÓRIO, José Cláudio, destacou o quanto a segurança para o trânsito é relevante para as questões de saúde pública, como em casos de motociclistas sequelados no trânsito. Em que não apenas os envolvidos, mas toda a família do sequelado precisa se reestruturar e receber acompanhamento, após o sinistro de trânsito.
“Hoje em dia, nós temos o Setembro Amarelo, mês direcionado à saúde mental, focado na questão do suicídio. Existem pesquisas apontando que grande parte das pessoas que ficam sequeladas por sinistros de motocicletas se suicidam, por depressão e transtorno de ansiedade”, frisou José Cláudio.
Assista ao programa completo:
[vc_video link="https://youtu.be/5pq4Jdv0-wI" align="center"]
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.