Matérias

CELEBRAÇÃO DE 10 ANOS DO OBSERVATORIO MARCA A RELEVÂNCIA DA ENTIDADE NESTA DÉCADA DE EXISTÊNCIA

Escrito por Portal ONSV

22 OUT 2021 - 16H37

Cerimônia realizada em Indaiatuba/SP, repercutiu na imprensa nacional e foi palco para debates e troca de experiências

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou em setembro, a cerimônia de comemoração dos 10 anos da entidade que atua para a construção de um trânsito mais seguro no país, seja para pedestres, ciclistas, condutores ou passageiros. Em parceria com prefeitura de Indaiatuba, município Laço Amarelo, localizado no interior de São Paulo, a celebração foi realizada no Teatro CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), palco para debates e trocas de experiências sobre o trânsito.

A cerimônia de 10 anos do OBSERVATÓRIO, contou com a presença de autoridades nacionais de mobilidade urbana, entre eles, Marcello da Costa, secretário nacional de Transportes Terrestres, Frederico Carneiro, secretário nacional de Trânsito, e o atual presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães, que também é secretário municipal de mobilidade urbana de São José dos Campos/SP e ex-diretor técnico do OBSERVATÓRIO.

O evento contou também com a participação de parceiros, profissionais da área, especialistas e ex-colaboradores que fizeram do OBSERVATÓRIO a entidade reconhecida e conceituada na área, nessa uma década de existência, bem como os Observadores Certificados. Restrito a convidados, em função das determinações de distanciamento social aconselhadas pelas autoridades de saúde, devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia de comemoração de 10 anos do OBSERVATÓRIO contou com uma quantidade limitada de participantes que prestigiaram a realização do evento.

O Secretário nacional de Transportes Terrestres (SNTT/MInfra), Marcello da Costa, destacou a importância e contribuição do OBSERVATÓRIO para o país, durante esses dez anos de história. “O Observatório é um parceiro preferencial do Ministério da Infraestrutura na temática de segurança viária. Tem um histórico de entregas ao longo desses últimos 10 anos importantes, diversos projetos, e a partir de 2019, nós fizemos um acordo de cooperação técnica com o Observatório e pegamos as ideias que ele vinha trabalhando e desenvolvendo ao longo da última década, e colocamos isso dentro da política pública. Então, agora temos uma parceria com o ONSV onde a gente incorpora essas ideias do Observatório e transformamos em política pública no país”, destacou.

Para o secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos/SP e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães, o OBSERVATÓRIO tem uma grande relevância para todo o País e para o Sistema Nacional de Trânsito, devido, não apenas à sua contribuição com estudos, pesquisas e projetos em defesa da segurança no trânsito, mas também, pelo engajamento ao promover o debate entre todos os setores da sociedade.

Há 10 anos com essa luta árdua, não só de desenvolver estudos e pesquisas, organizar dados, desenvolver a educação no trânsito, o advocacy, que é muito importante, influenciando a mudança de leis, mas também agregando todos os que trabalham pela segurança no trânsito. Esse é um trabalho muito importante e o Observatório tem servido como um elo de união entre o Governo Federal, os governos estaduais, municipais, a sociedade civil e a iniciativa privada. O Observatório tem conseguido trazer todo mundo para discutir o mesmo tema e avançar no mesmo sentido e eu acho que essa é a grande importância do Observatório hoje para o país”, afirmou.

O secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, aproveitou para destacar a importância do OBSERVATÓRIO e dos Observadores Certificados para a promoção de políticas públicas voltadas à segurança no trânsito. “A Secretaria nacional de Trânsito – Senatran, está presente no evento que homenageia os 10 anos do Observatório Nacional de Segurança Viária. Esse importante parceiro na promoção de políticas públicas voltadas para a segurança no trânsito. Estamos aqui, presenciando esse evento e valorizando cada um dos mais de 300 observadores certificados que são os olhos do poder público nas vias públicas sempre zelando por um trânsito mais seguro”.

O Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, encerrou destacando os esforços do OBSERVATÓRIO nos últimos dez anos e a necessidade de transformar em ações todo o aprendizado da última década. “Eu acho que a última década foi uma fonte de aprendizado e de lições importantes que a gente precisa colocar em prática e traduzir isso em políticas públicas para que a gente possa ter um resultado ainda mais expressivo na próxima década”, finalizou.

OBSERVATÓRIO divulga os melhores momentos da cerimônia de 10 anos da entidade

A cerimônia de celebração dos 10 anos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que reuniu autoridades nacionais de mobilidade urbana, parceiros, profissionais da área, especialistas e ex-colaboradores, foi realizada no dia 30/09. Foram cerca de duas horas de apresentações com os principais projetos, programas e parcerias realizadas nesse período e, claro, os desafios enfrentados até aqui. Convidados especiais lembraram a trajetória desde a consolidação do nome do OBSERVATÓRIO junto aos principais órgãos de trânsito do Brasil, imprensa e a outras entidades.

No dia 01/10, mais de 200 técnicos em segurança viária, discutiram as principais propostas de trabalho para 2022, além de marcarem presença no evento que marcou os 10 anos de existência do OBSERVATÓRIO.  Os Observadores Certificados vieram de várias regiões do País e tiveram como pauta principal a finalização da certificação da 7ª turma, bem como a troca de experiências trazidas pelos técnicos e especialistas. A reunião fez parte do 3º Encontro Nacional de Observadores Certificados.

O OBSERVATÓRIO organizou as fotografias e preparou um vídeo com os principais momentos da celebração dos 10 anos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e disponibiliza para todos aqueles que não puderam participar do evento e, para quem participou, baixar as fotos e relembrar os momentos marcantes dos eventos.

Álbuns de fotos dos 10 anos do OBSERVATÓRIO e do 3º Encontro Nacional de Observadores Certificados disponível para downloads - Flickr: https://www.flickr.com/photos/194203221@N07/albums/with/72157720040638549

Confira os melhores momentos do evento: 

[vc_video link="https://youtu.be/c1sCXHqAhBQ"]

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.