Na última quinta-feira (26/09), o Observatório Nacional de Segurança Viária fez uma visita à cidade de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, com o intuito apoiar e enaltecer o trabalho de redução da violência no trânsito que a cidade vem desenvolvendo.
Para tanto, foi elaborada uma agenda com várias ações que incluíram a gravação de um programa numa emissora local; palestra para alunos de uma escola particular, visita ao comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (PMERJ) e participação na sessão da Câmara Municipal.
O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) lançou no mês passado, o Pró-Vita (Programa de Redução da Violência no Trânsito) para salvar vidas no trânsito. A intenção é diminuir o número de vítimas fatais que atualmente tem índices alarmantes na cidade. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, o número de homicídios é menor do que os mortos por acidentes de trânsito em Nova Friburgo nos últimos cinco anos.
Segundo o presidente do Conseg, Zury Maurer, a participação do Observatório em parceria com o Pró-Vita faz com que as ações sejam direcionadas para o foco do problema. “Com o apoio do Observatório, temos certeza de que o Pro-Vita vai alcançar os objetivos, beneficiando toda população”, afirma o presidente do Conseg.
A vereadora Vanderléia Pereira Lima, afirmou que a informação passada na apresentação do Observatório foi de extrema importância. “Começo a partir de agora a mudar minhas atitudes. Falar ao celular dirigindo, nunca mais e jamais vou transportar alguém sem cinto de segurança. Entendi o quanto nós nos arriscamos com essas atitudes”.
A assessora de imprensa do Observatório Daniela Gurgel lembrou que, mais importante que conhecer os riscos é levar a informação para parentes e amigos. “Muitas pessoas desconhecem os perigos de falar ao celular enquanto dirige. Quando entendem a situação de risco a qual se expõe diariamente, mudam o comportamento. É assim também com o cinto de segurança. Uma pessoa que viaja no banco de trás de um carro sem cinto, pode se machucar e até matar quem está no banco da frente do mesmo veículo”, explicou a assessora.
O Programa Cidade Real da TV Zoom, gravado na última quinta-feira (27/09) vai ao ar nessa segunda (30/09) e pode ser assistido no site da emissora, no endereço: www.tvzoom.com.br, a partir das 22h. Lá, o coordenador do Pró-Vita Ricardo Lengruber e o apresentador Zury Maurer conversam com Daniela sobre o trabalho do Observatório, as metas do Programa de Redução de Violência no Trânsito e explicam a sociedade de Nova Friburgo como todos podem colaborar para um trânsito mais humano, ético, cidadão e solidário.
Leia mais no site da ACIANF.
[gallery columns="2" size="large" link="none" ids="826,827,828,829"]
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.