Na última quinta-feira (26/09), o Observatório Nacional de Segurança Viária fez uma visita à cidade de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, com o intuito apoiar e enaltecer o trabalho de redução da violência no trânsito que a cidade vem desenvolvendo.
Para tanto, foi elaborada uma agenda com várias ações que incluíram a gravação de um programa numa emissora local; palestra para alunos de uma escola particular, visita ao comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (PMERJ) e participação na sessão da Câmara Municipal.
O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) lançou no mês passado, o Pró-Vita (Programa de Redução da Violência no Trânsito) para salvar vidas no trânsito. A intenção é diminuir o número de vítimas fatais que atualmente tem índices alarmantes na cidade. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, o número de homicídios é menor do que os mortos por acidentes de trânsito em Nova Friburgo nos últimos cinco anos.
Segundo o presidente do Conseg, Zury Maurer, a participação do Observatório em parceria com o Pró-Vita faz com que as ações sejam direcionadas para o foco do problema. “Com o apoio do Observatório, temos certeza de que o Pro-Vita vai alcançar os objetivos, beneficiando toda população”, afirma o presidente do Conseg.
A vereadora Vanderléia Pereira Lima, afirmou que a informação passada na apresentação do Observatório foi de extrema importância. “Começo a partir de agora a mudar minhas atitudes. Falar ao celular dirigindo, nunca mais e jamais vou transportar alguém sem cinto de segurança. Entendi o quanto nós nos arriscamos com essas atitudes”.
A assessora de imprensa do Observatório Daniela Gurgel lembrou que, mais importante que conhecer os riscos é levar a informação para parentes e amigos. “Muitas pessoas desconhecem os perigos de falar ao celular enquanto dirige. Quando entendem a situação de risco a qual se expõe diariamente, mudam o comportamento. É assim também com o cinto de segurança. Uma pessoa que viaja no banco de trás de um carro sem cinto, pode se machucar e até matar quem está no banco da frente do mesmo veículo”, explicou a assessora.
O Programa Cidade Real da TV Zoom, gravado na última quinta-feira (27/09) vai ao ar nessa segunda (30/09) e pode ser assistido no site da emissora, no endereço: www.tvzoom.com.br, a partir das 22h. Lá, o coordenador do Pró-Vita Ricardo Lengruber e o apresentador Zury Maurer conversam com Daniela sobre o trabalho do Observatório, as metas do Programa de Redução de Violência no Trânsito e explicam a sociedade de Nova Friburgo como todos podem colaborar para um trânsito mais humano, ético, cidadão e solidário.
Leia mais no site da ACIANF.
[gallery columns="2" size="large" link="none" ids="826,827,828,829"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.