Na última sexta-feira, dia 16, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, concedeu entrevista ao telejornal SP2, da TV Globo, para comentar sobre o serviço de transporte por motocicletas via aplicativo na capital paulista, que voltou a ser tema de debate após mais uma suspensão desse tipo de operação na cidade de São Paulo.
A reportagem destacou os impasses em torno da regulamentação da atividade, que cresce com a demanda da população, mas ainda enfrenta desafios legais e de segurança. Paulo Guimarães foi convidado a falar sobre a importância de um passo regulatório que garanta maior controle e proteção para usuários e condutores.
"A regulamentação é fundamental para estabelecer regras claras a esse tipo de transporte, que atende a uma demanda social significativa. Há pessoas querendo oferecer o serviço e outras querendo utilizá-lo, por diferentes razões — seja por questões econômicas ou pela agilidade no deslocamento", afirmou Paulo Guimarães.
Segundo o CEO do OBSERVATÓRIO, para que a regulamentação seja eficaz e beneficie a sociedade, alguns aspectos essenciais precisam ser considerados. "Primeiro, ela precisa ser baseada em dados e evidências. Toda regulamentação deve ser sustentada por estudos técnicos que orientem a melhor forma de implementar esse tipo de transporte, sempre com foco na segurança viária", destacou.
A fala reforça a necessidade de equilíbrio entre inovação nos meios de transporte e responsabilidade com a vida no trânsito.
A guerra silenciosa nas vias brasileiras
Guerras mobilizam nações, dominam manchetes e provocam comoção mundial. Enquanto isso, uma tragédia de proporções equivalentes ou maiores acontece diariamente nas ruas e estradas do mundo: a carnificina silenciosa do trânsito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito – número superior às vítimas de muitos conflitos armados contemporâneos combinados. No Brasil, são mais de 30 mil vidas perdidas por ano nas estradas. Por que, então, não declaramos estado de emergência diante desta devastação cotidiana?
Barueri abre ações do Maio Amarelo em parceria com Observatório e Uber
Barueri abriu o Maio Amarelo 2025 com duas ações simultâneas: uma solenidade, com diversas autoridades municipais, na Câmara Municipal e uma abordagem educativa, num dos locais mais movimentados no centro da cidade.
Lalamove se une ao OBSERVATÓRIO e Prefeitura de Osasco para falar de Maio Amarelo
Será realizada nessa terça-feira, 20, em Osasco/SP mais uma manhã de conversa com a população da cidade sobre segurança no trânsito. Em parceria com o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) da prefeitura de Osasco, o OBSERVATÓRIO e a Lalamove (plataforma de entregas sob-demanda) vão lembrar aos cidadãos os cuidados e riscos do trânsito. Essa é mais uma ação, dentro da programação do Movimento Maio Amarelo em Osasco.
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