Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
A reportagem destacou o aumento nos sinistros de trânsito fatais na região do Vale do Paraíba e o grande número de vítimas motociclistas. Segundo informações do Infosiga, entre janeiro e maio deste ano, 163 pessoas perderam a vida em sinistros, um aumento de 16% de 2024 para 2025.
Segundo a reportagem, 77% das vítimas de sinistros fatais na região eram homens, e a cada três vítimas, uma estava em uma moto. Paulo Guimarães abordou o perfil predominante desses motociclistas e as principais causas desses acontecimentos.
“O principal grupo de vítimas fica entre 18 a 24 anos, homens, em sua plena idade produtiva que muitas vezes utilizam a motocicleta para trabalhar e para chegar até o local de trabalho.” disse o CEO do OBSERVATÓRIO.
Paulo também ressaltou que parte desse aumento de vítimas motociclistas é resultado de comportamentos de risco por parte dos próprios condutores, mas destacou também a responsabilidade de motoristas de outros veículos pela segurança desses motociclistas.
A reportagem reforça que, para garantir um trânsito seguro, é fundamental que todos os usuários adotem atitudes responsáveis,mantendo sempre a atenção não apenas à própria condução, mas também ao comportamento dos demais.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.