Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
A reportagem destacou o aumento nos sinistros de trânsito fatais na região do Vale do Paraíba e o grande número de vítimas motociclistas. Segundo informações do Infosiga, entre janeiro e maio deste ano, 163 pessoas perderam a vida em sinistros, um aumento de 16% de 2024 para 2025.
Segundo a reportagem, 77% das vítimas de sinistros fatais na região eram homens, e a cada três vítimas, uma estava em uma moto. Paulo Guimarães abordou o perfil predominante desses motociclistas e as principais causas desses acontecimentos.
“O principal grupo de vítimas fica entre 18 a 24 anos, homens, em sua plena idade produtiva que muitas vezes utilizam a motocicleta para trabalhar e para chegar até o local de trabalho.” disse o CEO do OBSERVATÓRIO.
Paulo também ressaltou que parte desse aumento de vítimas motociclistas é resultado de comportamentos de risco por parte dos próprios condutores, mas destacou também a responsabilidade de motoristas de outros veículos pela segurança desses motociclistas.
A reportagem reforça que, para garantir um trânsito seguro, é fundamental que todos os usuários adotem atitudes responsáveis,mantendo sempre a atenção não apenas à própria condução, mas também ao comportamento dos demais.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.