Na última quinta-feira (26), o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou de um exercício de simulação de sinistro com múltiplas vítimas realizado na Faculdade de Ciência Médicas - Humanitas, em São José dos Campos/SP.
O sinistro que envolveu a colisão entre dois veículos de passeio e uma motocicleta, com 12 vítimas, teve o objetivo de treinar as equipes de socorro para uma resposta mais rápida, além de integrar as equipes de resgate, segurança e saúde, padronizar os protocolos e medir a eficiência dos procedimentos de socorro no local do sinistros, de retirada das vítimas, atendimento médico e transporte até o pronto socorro.
O impacto simulou vítimas presas em ferragens, enquanto outras foram projetadas para fora do veículo, simulando cada momento que faz parte do resgate de vítimas de sinistros, desde o acionamento do socorro até o atendimento da vítima no hospital.
"Um dos pilares do PNATRANS é dedicado ao atendimento das vítimas, que tem como iniciativas o fortalecimento da assistência médica profissional e dos sistemas de resposta e atendimento às ocorrências com vítimas de trânsito. Esse tipo de exercício serve para aprimorar a capacitação e o preparo dos profissionais de saúde para atendimentos pré-hospitalares e hospitalares, que podem ser a diferença entre a vida e a morte das vítimas de sinistros de trânsito. Além disso, serve como estímulo para despertar o interesse dos estudantes de medicina para o atendimento de trauma, e fortalece a integração, coordenação e cooperação das entidades e profissionais responsáveis pelos atendimentos.", disse Paulo Guimarães.
Além do Observatório, o simulado contou com as seguintes participações: secretarias de Saúde, Educação e Mobilidade, de São José dos Campos/SP, 11º Grupamento de Bombeiros de Polícia Militar, 46º Batalhão da PMESP, Faculdade de Ciências Médicas - Humanitas, Consavap, SAMU, SPDM, Defesa Civil, Jonhnson e Jonhson, Emercor e Detran/SP.
De acordo com a organização, o simulado atendeu aos objetivos propostos de testar a capacidade, resposta e a integração das equipes envolvidas no exercício.
Confira algumas fotos da simulação:
1/6
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.