Na última quinta-feira (26), o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou de um exercício de simulação de sinistro com múltiplas vítimas realizado na Faculdade de Ciência Médicas - Humanitas, em São José dos Campos/SP.
O sinistro que envolveu a colisão entre dois veículos de passeio e uma motocicleta, com 12 vítimas, teve o objetivo de treinar as equipes de socorro para uma resposta mais rápida, além de integrar as equipes de resgate, segurança e saúde, padronizar os protocolos e medir a eficiência dos procedimentos de socorro no local do sinistros, de retirada das vítimas, atendimento médico e transporte até o pronto socorro.
O impacto simulou vítimas presas em ferragens, enquanto outras foram projetadas para fora do veículo, simulando cada momento que faz parte do resgate de vítimas de sinistros, desde o acionamento do socorro até o atendimento da vítima no hospital.
"Um dos pilares do PNATRANS é dedicado ao atendimento das vítimas, que tem como iniciativas o fortalecimento da assistência médica profissional e dos sistemas de resposta e atendimento às ocorrências com vítimas de trânsito. Esse tipo de exercício serve para aprimorar a capacitação e o preparo dos profissionais de saúde para atendimentos pré-hospitalares e hospitalares, que podem ser a diferença entre a vida e a morte das vítimas de sinistros de trânsito. Além disso, serve como estímulo para despertar o interesse dos estudantes de medicina para o atendimento de trauma, e fortalece a integração, coordenação e cooperação das entidades e profissionais responsáveis pelos atendimentos.", disse Paulo Guimarães.
Além do Observatório, o simulado contou com as seguintes participações: secretarias de Saúde, Educação e Mobilidade, de São José dos Campos/SP, 11º Grupamento de Bombeiros de Polícia Militar, 46º Batalhão da PMESP, Faculdade de Ciências Médicas - Humanitas, Consavap, SAMU, SPDM, Defesa Civil, Jonhnson e Jonhson, Emercor e Detran/SP.
De acordo com a organização, o simulado atendeu aos objetivos propostos de testar a capacidade, resposta e a integração das equipes envolvidas no exercício.
Confira algumas fotos da simulação:
1/6
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.