Na última quinta-feira (26), o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou de um exercício de simulação de sinistro com múltiplas vítimas realizado na Faculdade de Ciência Médicas - Humanitas, em São José dos Campos/SP.
O sinistro que envolveu a colisão entre dois veículos de passeio e uma motocicleta, com 12 vítimas, teve o objetivo de treinar as equipes de socorro para uma resposta mais rápida, além de integrar as equipes de resgate, segurança e saúde, padronizar os protocolos e medir a eficiência dos procedimentos de socorro no local do sinistros, de retirada das vítimas, atendimento médico e transporte até o pronto socorro.
O impacto simulou vítimas presas em ferragens, enquanto outras foram projetadas para fora do veículo, simulando cada momento que faz parte do resgate de vítimas de sinistros, desde o acionamento do socorro até o atendimento da vítima no hospital.
"Um dos pilares do PNATRANS é dedicado ao atendimento das vítimas, que tem como iniciativas o fortalecimento da assistência médica profissional e dos sistemas de resposta e atendimento às ocorrências com vítimas de trânsito. Esse tipo de exercício serve para aprimorar a capacitação e o preparo dos profissionais de saúde para atendimentos pré-hospitalares e hospitalares, que podem ser a diferença entre a vida e a morte das vítimas de sinistros de trânsito. Além disso, serve como estímulo para despertar o interesse dos estudantes de medicina para o atendimento de trauma, e fortalece a integração, coordenação e cooperação das entidades e profissionais responsáveis pelos atendimentos.", disse Paulo Guimarães.
Além do Observatório, o simulado contou com as seguintes participações: secretarias de Saúde, Educação e Mobilidade, de São José dos Campos/SP, 11º Grupamento de Bombeiros de Polícia Militar, 46º Batalhão da PMESP, Faculdade de Ciências Médicas - Humanitas, Consavap, SAMU, SPDM, Defesa Civil, Jonhnson e Jonhson, Emercor e Detran/SP.
De acordo com a organização, o simulado atendeu aos objetivos propostos de testar a capacidade, resposta e a integração das equipes envolvidas no exercício.
Confira algumas fotos da simulação:
1/6
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.