Embora fracas, as chuvas constantes neste final de Outono, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do país, oferecem riscos aos condutores de veículos, seja nas vias urbanas ou nas rodovias. No interior de São Paulo, por exemplo, desde o final de maio, elas têm ocorrido várias vezes em um único dia em algumas localidades.
A chuva é uma das principais causas de acidentes graves nas vias e rodovias do país. E os condutores de veículos devem estar atentos ao trafegarem nessas condições. O engenheiro Paulo Guimarães, diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) alerta que alguns cuidados com o veículo devem ser redobrados para enfrentar este período.
Segundo ele, estar atento às condições dos pneus, ao freio e à luz de freio é fundamental para que acidentes sejam evitados. “A luz de freio é o alerta para o condutor que vem atrás, em caso de necessidade de ter de frear o veículo. Se a luz estiver queimada, por exemplo, ele não perceberá a frenagem do veículo que o antecede, correndo o risco de uma colisão ocorrer”, explica.
A ocorrência de chuva faz também com que as pistas fiquem escorregadias, o que pode provocar deslizamento em casos de mudanças de faixa ou de freadas bruscas. As poças d´àgua que se formam podem provocar a perda de direção do veículo.
O aconselhável, orienta Guimarães, é que os pneus do veículo estejam em boas condições, para garantia da aderência ao asfalto, reduzindo desse modo, os riscos em pistas molhadas. Assim como eles, o freio e as luzes do veículo devem estar em perfeitas condições. Limpadores de para-brisa, igualmente, quando em boas condições de uso, têm importância relevante na garantia de uma direção segura em períodos de chuvas. Veja abaixo algumas dicas para enfrentar essa condição climática.
- Mantenha sempre em boas condições os pneus, freio, luz de freio e faróis
- Pneus devem estar bem calibrados
- Evite frear bruscamente
- Utilize o ar-condicionado, ou o desembaçador, ou, ainda, abra um pouco os vidros para que o ar circule no interior do veículo, evitando, assim, que os vidros fiquem embaçados
- Mantenha distância segura do veículo que vai à sua frente
- Quando for mudar de faixa sinalize com a seta
Observadora Certificada ocupa cadeira da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea
Abimadabe Vieira, tomou posse da cadeira número 17 da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea (AMCLAC).
Membro do Conselho Deliberativo, Prof. Jorge Tiago Bastos, ministra palestra para a PRF
No último dia 02, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório e integrante do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Professor Jorge Tiago Bastos ministrou uma palestra sobre Sistemas Seguros e Visão Zero.
CEO do Observatório participa de Audiência Pública no Supremo Tribunal Federal
O STF (Supremo Tribunal Federal) realizou nesta segunda-feira, 09, uma audiência pública que debateu sobre o vínculo empregatício entre motoristas de aplicativos e as plataformas digitais.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.