Item indispensável para a segurança de condutores e passageiros, o cinto se segurança nem sempre é objeto de preocupação quando o assunto é a manutenção do veículo. Mas estar atento às condições dos cintos é tarefa fundamental para os que querem trafegar e conduzir passageiros com o menor nível de risco.
Quem se enquadra nesta categoria deve se ocupar com manutenção periódica deste item, que apresenta como defeitos mais comuns, danos na cinta ou problemas no fecho. Observar se o tecido não está desgastado e, ainda, se o cinto não está frouxo é importante porque, no caso de um acidente, seu funcionamento pode não ocorrer de forma correta, expondo os ocupantes do veículo às consequências de uma colisão, por exemplo.
Estar sempre atento às condições da trava é outra dica. O fecho deve ser inspecionado periodicamente e para atestar seu perfeito funcionamento, ele deve encaixar com facilidade e travar, além de ser destravado corretamente quando acionado. A durabilidade do cinto de segurança depende muitas vezes das condições às quais o veículo é exposto. Quando for trocá-lo, em caso de necessidade, procure se informar se o equipamento é adequado às especificações de seu veículo.
Afinal, é de senso comum a informação de que os cintos de segurança recebem carga considerável de esforço em casos de colisões. E que mantê-los em perfeitas condições pode garantir a segurança de passageiros e condutores. Portanto, para evitar danos consequentes de acidentes não basta apenas usar o cinto. Mais que isso, é preciso estar atento à sua manutenção.
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Observatório apresenta coordenador e metas do Núcleo de Saúde
Na manhã da última sexta-feira, 06, foi realizada a reunião de lançamento das metas e objetivos do Núcleo de Saúde do Observatório Nacional de Segurança Viária, no HC de Campinas, o Hospital de Clínicas da UNICAMP. O encontro, que também foi transmitida em uma live via Google Meet, contou com a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, e com médicos e cirurgiões que irão atuar no núcleo.
CEO do Observatório participa do 80° Encontro Nacional dos Detrans
Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou, em Brasília, o 80° Encontro Nacional dos Detrans (END) com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança do trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.