Comprou um carro seminovo e está se preparando para viajar com ele neste final de ano? As vendas de veículos usados tiveram expressiva alta no primeiro semestre deste ano, mas um detalhe não pode ser esquecido pelo proprietário: a transferência do bem para o seu nome. Isso porque, no caso de ela não ter sido feita no prazo de 30 dias desde a aquisição, o novo proprietário pode receber punição (multa e 5 pontos no prontuário).
A transferência deve ser realizada toda a vez que o veículo mudar de dono. Para fazê-la, o novo proprietário precisa do CRV (Certificado de Registro de Veículo), documento que deve estar assinado pelo vendedor e com firma reconhecida em cartório.
Necessita também do RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CPF, comprovante de residência, laudo de vistoria do Detran (Departamento de Trânsito) do estado e comprovante de pagamento de taxas relativas à transferência. Essa documentação tem de ser original, mas deve ser levada também uma cópia simples.
Além da apresentação dos documentos o novo proprietário deverá arcar com os custos da transferência. Os valores são variáveis de estado para estado. O procedimento deve ser feito junto ao Detran, nos postos avançados do departamento ou na Ciretran da cidade.
Se o carro adquirido não estiver no nome do vendedor, quem o comprar arcará com dois pagamentos relativos a duas transferências, ou seja; do terceiro para o vendedor e do vendedor para o comprador. No caso de haver qualquer débito vinculado ao veículo, será necessário quitá-los antes de o processo ser iniciado.
Estar em dia com documentação pode evitar problemas para o novo proprietário. Afinal não é nem um pouco agradável ter a viagem comprometida, ou até mesmo a circulação cotidiana nas vias das cidades. Comportar-se de acordo com as regras é também um dos comportamentos esperados de motoristas conscientes que prezam pela segurança nas vias.
Observador Certificado discute em Brasília o trânsito na fronteira entre Corumbá/MS e Bolívia
A cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é uma das muitas que fazem fronteira com a Bolívia. Essa característica fronteiriça resulta em um trânsito intenso no município, devido à alta presença de veículos pesados e ao aumento da circulação de motoristas de diferentes nacionalidades.
Imediato Nexway adere ao Selo Mobilidade Segura
A Imediato possui mais de 46 anos de atuação no mercado, oferecendo operações dedicadas ao transporte, armazenagem e distribuição para grandes empresas nacionais e multinacionais, atuando em todas as regiões do Brasil.
Transjule adere ao Selo Mobilidade Segura
A Transportadora Jule é uma empresa com raízes familiares e uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e crescimento. Com sede em Porto Ferreira - SP e filiais em Arraial do Cabo - RJ, Tatuí - SP e São João del-Rei - MG, além de pontos de apoio em Analândia - SP, a Transportadora Jule tem expandido sua presença e influência no mercado de transporte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.