Matérias

Comprou veículo seminovo? Esteja atento para a transferência e documentação

Escrito por Portal ONSV

07 DEZ 2016 - 10H23

Trafegar de acordo com o que estabelecem as regras é também atitude do motorista consciente, que se preocupa com a segurança no trânsito

Comprou um carro seminovo e está se preparando para viajar com ele neste final de ano? As vendas de veículos usados tiveram expressiva alta no primeiro semestre deste ano, mas um detalhe não pode ser esquecido pelo proprietário: a transferência do bem para o seu nome. Isso porque, no caso de ela não ter sido feita no prazo de 30 dias desde a aquisição, o novo proprietário pode receber punição (multa e 5 pontos no prontuário).

A transferência deve ser realizada toda a vez que o veículo mudar de dono. Para fazê-la, o novo proprietário precisa do CRV (Certificado de Registro de Veículo), documento que deve estar assinado pelo vendedor e com firma reconhecida em cartório.

Necessita também do RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CPF, comprovante de residência, laudo de vistoria do Detran (Departamento de Trânsito) do estado e comprovante de pagamento de taxas relativas à transferência. Essa documentação tem de ser original, mas deve ser levada também uma cópia simples.

Além da apresentação dos documentos o novo proprietário deverá arcar com os custos da transferência. Os valores são variáveis de estado para estado. O procedimento deve ser feito junto ao Detran, nos postos avançados do departamento ou na Ciretran da cidade.

Se o carro adquirido não estiver no nome do vendedor, quem o comprar arcará com dois pagamentos relativos a duas transferências, ou seja; do terceiro para o vendedor e do vendedor para o comprador. No caso de haver qualquer débito vinculado ao veículo, será necessário quitá-los antes de o processo ser iniciado.

Estar em dia com documentação pode evitar problemas para o novo proprietário. Afinal não é nem um pouco agradável ter a viagem comprometida, ou até mesmo a circulação cotidiana nas vias das cidades. Comportar-se de acordo com as regras é também um dos comportamentos esperados de motoristas conscientes que prezam pela segurança nas vias.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.