Matérias

Condutor consciente deve manter estepe sempre em boas condições

Escrito por Portal ONSV

09 FEV 2017 - 11H49

Assim como ele, o kit para troca de pneu (triângulo, chave de roda e macaco) também deve  ser bem conservado

O pneu do veículo furou no meio da estrada ou em uma via com grande fluxo de veículos. A pergunta, em consequência, é imediata: em que condições estárá o estepe?  O condutor consciente o mantém sempre em bom estado, inclusive calibrado.  Outra preocupação, em especial de condutores pouco acostumados à troca de pneus é como usar os dispositivos do kit para essa finalidade.

Localizado, na maioria dos automóveis, no porta-malas do veículo, sob um tapete, ele é indispensável para trocar pneus. É composto por triângulo, macaco, chave de roda e estepe. E a utilização de cada um desses itens é bastante simples.

O triângulo, que é um item de segurança, deve ser usado não apenas em caso de troca de pneu, mas em todas as situações em que o veículo estiver parado em uma via, por falha ou defeito mecânico.  O ideal, para alertar outros motoristas que circulem pela via, é que ele seja colocado, no mínimo , a 30 metros de distância da traseira do veículo parado.

Em caso de parada motivada por acidente, é recomendado que a velocidade da via seja levada em conta para que a sinalização seja marcada. Ou seja, em uma via em que a velocidade seja 80km/h, por exemplo,  devem ser contados 80 passos do veículo. Em situação de chuva ou neblina, o dobro da distância deve ser levado em conta até o ponto onde o triângulo será colocado. O triângulo deve ficar sempre em pé.

Ao macaco cabe a sustentação do veículo no ar enquanto é feita a troca do pneu. Ele deve ser encaixado no friso localizado na lataria (em veículos mais novos há indicação do local correto do encaixe). Antes de colocá-lo nunca se esqueça de verificar se o freio de mão do veículo esteja puxado e que o macaco esteja firme. Caso contrário há risco de acidente.

No caso da chave de rodas, vale ressaltar que as mais novas têm formato de L e que algumas vêm com adaptador que facilita o afrouxamento dos parafusos do pneu. Depois de realizada a troca, cuide de apertar bem os parafusos para que o pneu fique firme.

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.