Agosto traz nova proposta para os apoiadores do Maio Amarelo. Agora, é tempo de preparar e realizar ações com a temática “Condutores e as Bicicletas”. Está aí uma relação que pode e deve ser mais harmônica no trânsito para a segurança de todos, sobretudo, neste momento que a bicicleta ganha status como um transporte sustentável e que pode garantir mais qualidade de vida e saúde. Em todo o mundo, esse meio de transporte ganha mais adesão e também novos espaços sejam segregados ou não.
A relação entre condutores e ciclistas está longe de ser a ideal. É muito comum reclamações das duas partes na hora de compartilhar a via; por isso, o trabalho de convencimento de ambos para que a convivência e o diálogo entre eles seja pautado pela gentileza e pelo cuidado com os mais frágeis deve ser intensificado.
Por um lado, os apoiadores devem reforçar aos motoristas a agir com respeito com os ciclistas – nas aproximações de bikes, reduzir sempre a velocidade, não esquecer de sinalizar, manter distância de segurança e lembrar que as bicicletas são veículos com menor proteção; que não desenvolvem velocidades tão altas quanto os veículos. Portanto, paciência é outro lema para que exista um bom relacionamento entre as partes.
Já os ciclistas também devem fazer a sua parte para colaborar no processo de segurança nas vias. Algumas dicas como se fazer visível, usar roupas que permitam isso; sinalizar intenções de conversões ou paradas, trafegar somente no sentido do fluxo da via, podem garantir a sobrevivência.
O ciclista deve tratar sua bike como um veículo, portanto, não circular sobre calçadas, espaço do pedestre.
Para que todos possam viver em paz no trânsito, os dois segmentos devem saber dialogar, reconhecer as atitudes um do outro e estarem dispostos a entender que a rua é um espaço de todos.
A Agenda Positiva é uma estratégia do Movimento Maio Amarelo para colocar em debate temas para serem trabalhados por todos os apoiadores na construção de mais conscientização para a proteção à vida.
A cada mês, o Movimento lança um novo tema para que toda a sociedade reflita como pode agir para orientar seu público.
Para trabalhar o tema com seu público, não deixe de acessar as dicas no site do Maio Amarelo. O Movimento disponibiliza gratuitamente, uma série de materiais, como vídeos educativos, boletins para rádios, folhetos e cartazes, posts com dicas e orientações. Os materiais podem ser reproduzidos, inclusive, estampando a logomarca daqueles que atuam por um trânsito mais seguro.
Observatório participa do 10º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP
No dia 10 de outubro de 2024, foi realizado o 10° Prêmio de Sustentabilidade SETCESP, em São Paulo. O evento contou com o apoio institucional do Observatório Nacional de Segurança Viária e teve a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães e do Observador Certificado Julio Ramos.
Dicas de segurança para a peregrinação rumo ao Santuário de Aparecida/SP
Todos os anos, na primeira quinzena do mês de outubro milhares de devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, se deslocam rumo ao Santuário da Santa, localizado na cidade de Aparecida/SP. Os chamados Romeiros chegam de todos os pontos do país e caminham pela Rodovia Presidente Dutra até o Santuário, em comemoração ao feriado santo, Dia de Nossa Senhora Aparecida, que acontece no dia 12 de outubro.
Observadora Certificada participa de entrevista para a TV Cabo Branco
No dia 30 de setembro, foi ao ar no JBP 1, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, uma reportagem sobre o grande número de multas por excesso de velocidade no Brasil, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.