Matérias

“Condutores e as bicicletas” é o tema de agosto da Agenda Positiva

Escrito por Portal ONSV

31 JUL 2015 - 16H26

Agosto traz nova proposta para os apoiadores do Maio Amarelo. Agora, é tempo de preparar e realizar ações com a temática “Condutores e as Bicicletas”. Está aí uma relação que pode e deve ser mais harmônica no trânsito para a segurança de todos, sobretudo, neste momento que a bicicleta ganha status como um transporte sustentável e que pode garantir mais qualidade de vida e saúde. Em todo o mundo, esse meio de transporte ganha mais adesão e também novos espaços sejam segregados ou não.

A relação entre condutores e ciclistas está longe de ser a ideal. É muito comum reclamações das duas partes na hora de compartilhar a via; por isso, o trabalho de convencimento de ambos para que a convivência e o diálogo entre eles seja pautado pela gentileza e pelo cuidado com os mais frágeis deve ser intensificado.

Por um lado, os apoiadores devem reforçar aos motoristas a agir com respeito com os ciclistas – nas aproximações de bikes, reduzir sempre a velocidade, não esquecer de sinalizar, manter distância de segurança e lembrar que as bicicletas são veículos com menor proteção; que não desenvolvem velocidades tão altas quanto os veículos. Portanto, paciência é outro lema para que exista um bom relacionamento entre as partes.

Já os ciclistas também devem fazer a sua parte para colaborar no processo de segurança nas vias. Algumas dicas como se fazer visível, usar roupas que permitam isso; sinalizar intenções de conversões ou paradas, trafegar somente no sentido do fluxo da via, podem garantir a sobrevivência.

O ciclista deve tratar sua bike como um veículo, portanto, não circular sobre calçadas, espaço do pedestre.

Para que todos possam viver em paz no trânsito, os dois segmentos devem saber dialogar, reconhecer as atitudes um do outro e estarem dispostos a entender que a rua é um espaço de todos.

A Agenda Positiva é uma estratégia do Movimento Maio Amarelo para colocar em debate temas para serem trabalhados por todos os apoiadores na construção de mais conscientização para a proteção à vida.

A cada mês, o Movimento lança um novo tema para que toda a sociedade reflita como pode agir para orientar seu público.

Para trabalhar o tema com seu público, não deixe de acessar as dicas no site do Maio Amarelo. O Movimento disponibiliza gratuitamente, uma série de materiais, como vídeos educativos, boletins para rádios, folhetos e cartazes, posts com dicas e orientações. Os materiais podem ser reproduzidos, inclusive, estampando a logomarca daqueles que atuam por um trânsito mais seguro.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.