Matérias

Congresso Ibero-americano de Segurança Viária divulga “Declaração de Cancun”

Escrito por Portal ONSV

09 OUT 2014 - 14H17

"Congresso

Mais de 200 representantes de quase trinta países participaram do IV CISEV (Congresso Ibero-americano de Segurança Viária) entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2014, na cidade de Cancun, México. O Congresso tomou como referência os pilares da Década de Ação de Segurança Viária das Nações Unidas e discutiu entre outros temas a gestão da segurança viária, o desenho de vias para uma mobilidade segura, a promoção de veículos mais seguros e um atendimento rápido e eficiente para os feridos no trânsito na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

Ao fim das inúmeras sessões técnicas e científicas do Congresso, os participantes finalizaram um documento chamado Declaração de Cancun que elege várias ações importantes para que os países possam cumprir a meta proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) de reduzir em 50% o número de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo até 2020. Leia na íntegra a Declaração de Cancun.

Membro do Comitê Científico Internacional do Congresso, o Observatório levou dois temas distintos para apresentar aos congressistas: na área de mobilização e conscientização foi explanada a repercussão do Movimento Maio Amarelo no Brasil e em alguns países nesse ano de lançamento do Movimento; e na área de gestão e estatísticas de trânsito, foi apresentado o SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação), um sistema desenvolvido pelo Observatório para agregar o maior número de informações sobre acidentalidade de trânsito em todo território nacional e com isso, ajudar os gestores a trabalhar de forma mais pontual em cada cidade do país.

O evento também contou com a presença de números stands de empresas especializadas em segurança viária com tecnologias das mais variadas possíveis para tentar reduzir o número de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. Dados da ONU apontam que, somente em 2013, cerca de 1 milhão e duzentas e quarenta mil vidas foram perdidas.

Organizado pelo IVIA (Instituto Ibero-americano de Segurança Viária), o CISEV teve o apoio da Secretaria de Comunicações e Transportes do México, Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento da América Latina, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Direção Geral de Tráfico do Governo de Espanha e a Secretaria Geral Ibero-americana.

Jacobo Diaz Pineda, presidente do IVIA, anunciou na cerimônia de encerramento que três países se candidataram para sediar a V edição deste importante fórum para a análise de problemas de segurança viária: Brasil, Chile e Paraguai. Ainda não há data marcada para o anúncio da escolha da próxima sede.

[gallery size="large" link="file" ids="1548,1549,1550,1552,1553,1554"]

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.