Mais de 200 representantes de quase trinta países participaram do IV CISEV (Congresso Ibero-americano de Segurança Viária) entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2014, na cidade de Cancun, México. O Congresso tomou como referência os pilares da Década de Ação de Segurança Viária das Nações Unidas e discutiu entre outros temas a gestão da segurança viária, o desenho de vias para uma mobilidade segura, a promoção de veículos mais seguros e um atendimento rápido e eficiente para os feridos no trânsito na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.
Ao fim das inúmeras sessões técnicas e científicas do Congresso, os participantes finalizaram um documento chamado Declaração de Cancun que elege várias ações importantes para que os países possam cumprir a meta proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) de reduzir em 50% o número de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo até 2020. Leia na íntegra a Declaração de Cancun.
Membro do Comitê Científico Internacional do Congresso, o Observatório levou dois temas distintos para apresentar aos congressistas: na área de mobilização e conscientização foi explanada a repercussão do Movimento Maio Amarelo no Brasil e em alguns países nesse ano de lançamento do Movimento; e na área de gestão e estatísticas de trânsito, foi apresentado o SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação), um sistema desenvolvido pelo Observatório para agregar o maior número de informações sobre acidentalidade de trânsito em todo território nacional e com isso, ajudar os gestores a trabalhar de forma mais pontual em cada cidade do país.
O evento também contou com a presença de números stands de empresas especializadas em segurança viária com tecnologias das mais variadas possíveis para tentar reduzir o número de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. Dados da ONU apontam que, somente em 2013, cerca de 1 milhão e duzentas e quarenta mil vidas foram perdidas.
Organizado pelo IVIA (Instituto Ibero-americano de Segurança Viária), o CISEV teve o apoio da Secretaria de Comunicações e Transportes do México, Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento da América Latina, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Direção Geral de Tráfico do Governo de Espanha e a Secretaria Geral Ibero-americana.
Jacobo Diaz Pineda, presidente do IVIA, anunciou na cerimônia de encerramento que três países se candidataram para sediar a V edição deste importante fórum para a análise de problemas de segurança viária: Brasil, Chile e Paraguai. Ainda não há data marcada para o anúncio da escolha da próxima sede.
[gallery size="large" link="file" ids="1548,1549,1550,1552,1553,1554"]
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.