Matérias

Conheça os tipos de calçados ideais para dirigir

Escrito por Portal ONSV

23 JAN 2017 - 16H17

Mais que elegância e estar na moda, o conforto e a aderência do sapato é importante para a segurança

Existe um calçado ideal para dirigir?  O que é e o que não é conveniente usar o condutor de veículo consciente, que preza pela segura nça viária, tanto a sua própria quanto a de outras pessoas que transporta ou com as quais divide as vias e as rodovias do país?

Elegância é importante; estar na moda também. Mas quando a questão é conduzir um veículo, a segurança deve pesar mais do que simplesmente estar usando um calçado mais chique ou mais adequado para os dias de calor intenso. Afinal, a condução deve ser também confortável, prazerosa e, acima de tudo, segura.

No caso de mulheres motoristas, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária dá algumas dicas:

Saltos altos – Modelos de salto alto ainda são os preferidos das mulheres e não são exclusivos para ocasiões festivas ou baladas. São itens do dia a dia. Para a direção segura, entretanto, é melhor evitá-los, já que não são adequados do ponto de vista ergonômico, uma vez que não oferecem boa adaptação para pisar nos pedais e podem também atrapalhar a realização de manobra que exija rapidez. Caso não queira abrir mão do salto, prefira os mais baixos e mais grossos e nunca os do tipo agulha, que são totalmente desaconselhados. Você pode levar esses modelos como reserva e calçá-los apenas após ter chegado ao seu destino e estacionado o veículo. Além dos saltos altos e finos é bom evitar também os calçados de plataforma, igualmente desaconselhados.

Sandálias e sapatilhas -  Sandálias de dedo não são aconselhadas por apresentarem riscos consideráveis de escapar ou de prender no piso do carro, podendo provocar manobras bruscas ou acidentes.  Prefira as que se mantenham firmes à sola e superfície do pé e que garantam o conforto e segurança necessários à prática da direção automóvel.     Já as  sapatilhas devem se ajustar perfeitamente ao pé. Prefira as de materiais maleáveis que permitam a flexibilidade do pé.

Tênis – São considerados sapatos aptos para a direção desde que a mulher consiga manter sua sensibilidade e se sinta segura e confortável ao volante.

Se for dirigir, prefira sapato fechado, sem tiras ou adereços que podem ficar presos nos pedais ou em qualquer outro local no interior do veículo e dificultarem as manobras. É bom lembrar, também, que solados de borracha são altamente aconselhados, uma vez que o material adere mais facilmente aos pedais e dificulta que os pés escorreguem durante manobras.

Se o condutor for homem:

Sapato social - Costumam apresentar estrutura e sola muito rígidas e, embora sejam benéficos em termos de aderência, podem se tornar bastante desconfortáveis na hora de dirigir.

Botas – Assim como os sapatos sociais, as botas não são indicadas para dirigir porque comprometem os movimentos dos pés e podem se tornar bastante desconfortáveis quando houver necessidade no uso dos pedais.

Mocassins - São indicados para dirigir por possuírem estrutura leve e flexível, sistema de respiração adequado, boa aderência das solas aos pedais e conforto.

Calçados esportivos – Assim como os mocassins, oferecem boa aderência, flexibilidade e estrutura sólida mais maleável que possibilita dirigir com comodidade e segurança.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.