O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, profere palestra sobre o Maio Amarelo, nesta terça-feira, 17 de maio, na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC). Ramalho abordará no encontro, que reunirá 20 prefeitos da RMC, além de 20 representantes de secretarias estaduais, o Maio Amarelo e a segurança no trânsito com objetivo de redução de acidentes nas vias e rodovias do Brasil e do mundo.
Criado há 3 anos pelo ONVS, com exatamente o objetivo de conscientizar a sociedade para a necessidade de segurança no trânsito e redução de acidentes e mortes, o Movimento multissetorial Maio Amarelo, incentiva órgãos públicos, empresas, associações, federações, etc a ações que conscientizem sobre o trânsito.
O Movimento tem como temas em 2016 a velocidade e a necessidade de uso do cinto, principalmente no banco traseiro, medidas capazes de contribuir significativamente para a redução de acidentes e do número de mortes. Na palestra o diretor-presidente do ONSV abordará o volume ‘avassalador’ de mortes causadas no trânsito que, em 2014 (último dado oficial disponível) provocou mais de 43 mil mortes, das quais 7,8 mil envolvendo pedestres.
Segundo Ramalho, a conscientização e a Educação para o trânsito, especialmente entre os jovens, poderão colaborar para a redução deste quadro. “Não é possível que morram pessoas em acidentes na vias e rodovias’, diz, lembrando que para desenhar-se outra realidade , mais que medidas complicadas ou mirabolantes, ações simples são suficientes.
Ações do Maio Amarelo já são realizadas em mais de 400 cidades brasileiras e em 25 países nos 5 continentes. A reunião com os prefeitos da RMC e com representantes de secretarias do Estado acontece a partir das 8h30, no Clube Recreativo de Sumaré, na Avenida Rebouças, 863, no Centro.
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
LEI 14.729: IMPULSIONANDO O USO DE BICICLETA NO BRASIL
No último dia 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729, marcando um novo capítulo na promoção do uso de bicicletas como meio de transporte no Brasil. Esta legislação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, representa um passo significativo em direção à criação de uma infraestrutura mais amigável para ciclistas e à expansão dos espaços urbanos dedicados a esse meio de transporte sustentável.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.