Barueri abriu o Maio Amarelo 2025 com duas ações simultâneas: uma solenidade, com diversas autoridades municipais, na Câmara Municipal e uma abordagem educativa, num dos locais mais movimentados no centro da cidade. Mais de 700 cidadãos receberam um alerta sobre a importância de “desacelerar”, não só ao dirigir um carro ou pilotar uma moto. Na fala dos agentes educadores, a mensagem do Maio desse ano é para procurar fazer devagar as atividades do cotidiano.
Ao lado de diversos parceiros, técnicos da SEMURB (Secretaria de Mobilidade Urbana) abriram a programação do Maio Amarelo com muita disposição e atividades para quem passou pelo Boulevard Central. Profissionais do Detran, da CCR Rodoanel, da prefeitura vizinha de Cotia, além da Uber e OBSERVATÓRIO participaram da blitz, que teve instalação de antenas corta-pipa, distribuição de brindes, jogos, brincadeiras, e até a trupe da Companhia Sopa de Comédia, com todos os atores do trânsito, encenando esquetes para quem passou pelo Boulevard.
A Uber doou três capacetes para serem sorteados aos motociclistas de Barueri que passaram pela ação e não tinham pontos registrados na CNH. O secretário municipal de Mobilidade Urbana de Barueri, José Luiz Pinheiro, entregou os capacetes e agradeceu a parceria. “Importante demais as parcerias. O trânsito é um lugar de todos e por isso, todos precisam se comprometer em ajudar a melhorar”, afirmou o secretário que esteve presente do começo ao fim da ação.
Cotia abre as portas da cidade e mais de 300 munícipes recebem a mensagem de segurança no trânsito
A praça Joaquim Nunes no centro de Cotia foi palco inusitado na cidade. Localizada na grande São Paulo, o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) da prefeitura de Cotia pediu e recebeu a ação que vem sendo realizada em parceria com o OBSERVATÓRIO e Uber e também aproveitou para abrir o Maio Amarelo nessa reunião de parceiros.
Técnicos do Detran-SP (superintendência de Cotia), da concessionária Ecovias Raposo-Castelo, da concessionária CCR Sorocabana, agentes da Guarda Municipal da cidade, além de Policiais Militares, estiveram por mais de três horas, conversando com os munícipes que passaram a pé, de carro ou bicicleta pela praça. Brindes de todos os parceiros, além de testes de alcoolemia, puderam ser realizados, para chamar a atenção de todos.
A blitz educativa mostrou a importância de adotar velocidades mais reduzidas em todos os trajetos, incluindo quem vai a pé. O tema do Maio foi amplamente divulgado pelos educadores que participaram da ação. Segundo os agentes de trânsito de Cotia, esse encontro foi o mais importante nesse ano, realizado na cidade.
“Muitíssimo importante mostrar a população da cidade, o tamanho do problema e da preocupação das autoridades envolvidas com o tema. Quando a iniciativa privada e a sociedade civil se unem com o poder público, a mensagem repassada a sociedade tem dimensão muito maior. O recado que fica para quem passou nessa mobilização hoje foi de que, precisamos de todos, para reverter esse quadro”, afirma Daniela Gurgel, Public Affairs do OBSERVATÓRIO.
A ação em Cotia contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o vice-prefeito Paulinho Lenha e o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Marcos Nena. Eles também sortearam três capacetes doados pela Uber para motociclistas da cidade, sem pontos na CNH.
Confira como foi a ação educativa na cidade de Barueri/SP clicando aqui!
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.