A reportagem da Folha de S.Paulo da última quarta-feira (08), alertou sobre o aumento no número de ciclistas mortos na cidade de São Paulo. Conforme relatou a matéria, o trânsito da cidade já matou 26 ciclistas entre janeiro e setembro de 2023, um crescimento de 8,33% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo acrescentou a reportagem, dados do Infosiga, sistema de monitoramento de sinistros de trânsito do governo estadual, indicam que os meses de agosto e setembro deste ano foram os mais letais, com 10 mortes no período.
Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 2789/2023, que busca reduzir as mortes de trânsito com a diminuição da velocidade máxima permitida em vias urbanas de todo o país para 50 km/h, como recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Nas vias coletoras, onde a velocidade máxima é de 40 km/h, e nas locais, onde a velocidade máxima é de 30 km/h, o limite não será alterado. O texto também prevê regulamentar a fiscalização por velocidade média dos veículos, o que prevenirá a prática de aceleração nos trechos onde não existem radares.
Além dos esforços parlamentares (o projeto tem autoria de 12 deputados de vários partidos e regiões), há uma petição online (clique aqui) criada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para pressionar a aprovação da medida.
Manifestação
Está marcada para sábado (11), às 11h, na avenida Paulo 6º (zona oeste de São Paulo), uma pedalada em memória à socióloga Marina Harkot, atropelada e morta enquanto pedalava há três anos, em 8 de novembro de 2020. O motorista, José Maria da Costa Júnior, acusado de estar bêbado, dirigir em alta velocidade e de fugir sem prestar socorro, vai a júri popular em junho de 2024. Até lá ele segue em liberdade.
Leia a matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/ciclocosmo/2023/11/cresce-o-numero-de-ciclistas-mortos-no-transito-de-sao-paulo.shtml
Foto: Marlene Bergamo/Folhapress
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.