Matérias

CRESCE O NÚMERO DE CICLISTAS MORTOS NA CIDADE DE SÃO PAULO

OBSERVATÓRIO cria petição online para a redução da velocidade máxima em vias urbanas de todo o país para cessar mortes no trânsito

Escrito por Portal ONSV

10 NOV 2023 - 10H05

A reportagem da Folha de S.Paulo da última quarta-feira (08), alertou sobre o aumento no número de ciclistas mortos na cidade de São Paulo. Conforme relatou a matéria, o trânsito da cidade já matou 26 ciclistas entre janeiro e setembro de 2023, um crescimento de 8,33% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo acrescentou a reportagem, dados do Infosiga, sistema de monitoramento de sinistros de trânsito do governo estadual, indicam que os meses de agosto e setembro deste ano foram os mais letais, com 10 mortes no período.

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 2789/2023, que busca reduzir as mortes de trânsito com a diminuição da velocidade máxima permitida em vias urbanas de todo o país para 50 km/h, como recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Nas vias coletoras, onde a velocidade máxima é de 40 km/h, e nas locais, onde a velocidade máxima é de 30 km/h, o limite não será alterado. O texto também prevê regulamentar a fiscalização por velocidade média dos veículos, o que prevenirá a prática de aceleração nos trechos onde não existem radares.

Além dos esforços parlamentares (o projeto tem autoria de 12 deputados de vários partidos e regiões), há uma petição online (clique aqui) criada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para pressionar a aprovação da medida.

Manifestação

Está marcada para sábado (11), às 11h, na avenida Paulo 6º (zona oeste de São Paulo), uma pedalada em memória à socióloga Marina Harkot, atropelada e morta enquanto pedalava há três anos, em 8 de novembro de 2020. O motorista, José Maria da Costa Júnior, acusado de estar bêbado, dirigir em alta velocidade e de fugir sem prestar socorro, vai a júri popular em junho de 2024. Até lá ele segue em liberdade.

Leia a matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/ciclocosmo/2023/11/cresce-o-numero-de-ciclistas-mortos-no-transito-de-sao-paulo.shtml

Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

Boleto