A reportagem da Folha de S.Paulo da última quarta-feira (08), alertou sobre o aumento no número de ciclistas mortos na cidade de São Paulo. Conforme relatou a matéria, o trânsito da cidade já matou 26 ciclistas entre janeiro e setembro de 2023, um crescimento de 8,33% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo acrescentou a reportagem, dados do Infosiga, sistema de monitoramento de sinistros de trânsito do governo estadual, indicam que os meses de agosto e setembro deste ano foram os mais letais, com 10 mortes no período.
Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 2789/2023, que busca reduzir as mortes de trânsito com a diminuição da velocidade máxima permitida em vias urbanas de todo o país para 50 km/h, como recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Nas vias coletoras, onde a velocidade máxima é de 40 km/h, e nas locais, onde a velocidade máxima é de 30 km/h, o limite não será alterado. O texto também prevê regulamentar a fiscalização por velocidade média dos veículos, o que prevenirá a prática de aceleração nos trechos onde não existem radares.
Além dos esforços parlamentares (o projeto tem autoria de 12 deputados de vários partidos e regiões), há uma petição online (clique aqui) criada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para pressionar a aprovação da medida.
Manifestação
Está marcada para sábado (11), às 11h, na avenida Paulo 6º (zona oeste de São Paulo), uma pedalada em memória à socióloga Marina Harkot, atropelada e morta enquanto pedalava há três anos, em 8 de novembro de 2020. O motorista, José Maria da Costa Júnior, acusado de estar bêbado, dirigir em alta velocidade e de fugir sem prestar socorro, vai a júri popular em junho de 2024. Até lá ele segue em liberdade.
Leia a matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/ciclocosmo/2023/11/cresce-o-numero-de-ciclistas-mortos-no-transito-de-sao-paulo.shtml
Foto: Marlene Bergamo/Folhapress
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.