Matérias

CRESCE O NÚMERO DE CICLISTAS MORTOS NA CIDADE DE SÃO PAULO

OBSERVATÓRIO cria petição online para a redução da velocidade máxima em vias urbanas de todo o país para cessar mortes no trânsito

Escrito por Portal ONSV

10 NOV 2023 - 10H05

A reportagem da Folha de S.Paulo da última quarta-feira (08), alertou sobre o aumento no número de ciclistas mortos na cidade de São Paulo. Conforme relatou a matéria, o trânsito da cidade já matou 26 ciclistas entre janeiro e setembro de 2023, um crescimento de 8,33% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo acrescentou a reportagem, dados do Infosiga, sistema de monitoramento de sinistros de trânsito do governo estadual, indicam que os meses de agosto e setembro deste ano foram os mais letais, com 10 mortes no período.

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 2789/2023, que busca reduzir as mortes de trânsito com a diminuição da velocidade máxima permitida em vias urbanas de todo o país para 50 km/h, como recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Nas vias coletoras, onde a velocidade máxima é de 40 km/h, e nas locais, onde a velocidade máxima é de 30 km/h, o limite não será alterado. O texto também prevê regulamentar a fiscalização por velocidade média dos veículos, o que prevenirá a prática de aceleração nos trechos onde não existem radares.

Além dos esforços parlamentares (o projeto tem autoria de 12 deputados de vários partidos e regiões), há uma petição online (clique aqui) criada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para pressionar a aprovação da medida.

Manifestação

Está marcada para sábado (11), às 11h, na avenida Paulo 6º (zona oeste de São Paulo), uma pedalada em memória à socióloga Marina Harkot, atropelada e morta enquanto pedalava há três anos, em 8 de novembro de 2020. O motorista, José Maria da Costa Júnior, acusado de estar bêbado, dirigir em alta velocidade e de fugir sem prestar socorro, vai a júri popular em junho de 2024. Até lá ele segue em liberdade.

Leia a matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/ciclocosmo/2023/11/cresce-o-numero-de-ciclistas-mortos-no-transito-de-sao-paulo.shtml

Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.