Cuidados podem prolongar vida útil da bateria de seu veículo
OBSERVATÓRIO dá dicas para garantia de maior durabilidade ao equipamento.
Seu veículo depende muito dela. Afinal, a bateria é uma fonte acumulativa de energia que tem como função armazená-la sob a forma química, que será transformada em energia elétrica quando o veículo solicitar. Serve para dar a partida no veículo, garantir a iluminação (tanto a interna quanto a externa) e para manter os sistemas elétricos e eletrônicos ativos quando o veículo estiver desligado.
Assim, é fundamental para o bom funcionamento de um veículo e, por conta disto, importante também para a segurança do condutor, de seus passageiros e de outros condutores com os quais divide as vias e rodovias. É da bateria, como se vê, que dependem os faróis, indispensáveis para que o veículo seja visto por pedestres e outros motoristas; as setas, importantes para sinalizar as intenções de manobras dos condutores, entre outros.
Em tempos de legislação que determina trafegar por rodovias durante o dia com os faróis acesos para garantia de maior segurança, o bom funcionamento da bateria ganha ainda mais importância. E não se esquecer de desligá-los quando chegar ao ponto de parada é um dos caminhos para garantia de sua durabilidade que, em média, fica entre 2 e 3 anos, mas a vida útil depende de alguns cuidados, como orienta o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária o seguir:
- Antes de dar a partida, certifique-se que está tudo desligado. A partida é um dos momentos em que a bateria é mais exigida. Se rádio, luzes, faróis e ar condicionado, por exemplo, estiverem ligados, a bateria estará sobrecarregada e sua vida útil, comprometida.
- Se o veículo não for usado com frequência, é importante que o motor seja ligado pelo menos uma vez por semana e deixe o motor funcionando por pelo menos 5 minutos. A duração da bateria depende deste procedimento no caso de o veículo ficar sem utilização por longo período, já que veículos parados também consomem energia.
- Verifique sempre se os terminais da bateria de seu veículo estão sujos ou corroídos. Para limpá-los basta usar uma esponja de aço e água. Mas não se esqueça: pra realização deste procedimento o veículo deve estar desligado.
- Possuir um auxiliar de partida é sempre uma boa ideia, mesmo com todos os cuidados que garantem durabilidade maior do equipamento. Isso porque pode ocorrer de a bateria ‘arriar’ e, nesse caso, a tarefa de fazê-lo funcionar novamente é facilitada. O auxiliar é um aparelho responsável pela recarga da bateria sem necessidade da ‘chupeta’ ou de uma bateria extra. Com o auxiliar é possível ligar os polos da bateria e fazê-lo funcionar novamente.
- Se for instalar acessórios eletrônicos no seu veículo, como rádio, alarme, rastreadores, entre outros, verifique a capacidade máxima da bateria.

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.