Na semana em que o mundo celebra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, sempre no terceiro domingo de novembro, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulga um estudo em que mostra quão eficiente ou não, são as medidas de adotadas na maioria dos países para mitigação dos acidentes de trânsito. A ideia é propor um debate frente a tantas ações que, nem sempre, tem o retorno efetivo em segurança viária para todos que estão em trânsito.
O OBSERVATÓRIO se baseou num trabalho da empresa de consultoria internacional McKinsey para ajudar governos, gestores de frota, empresas ou mesmo, técnicos de segurança viária que possibilite a comparação do custo-efetividade de diferentes intervenções em prol da segurança, ou seja, uma avaliação das medidas em termos de seus respectivos impactos e custos.
As ações foram dividias em cinco áreas: Legislação, Educação, Engenharia Tráfego, Infraestrutura e Segurança Veicular, basicamente o que propõe a ONU (Organização da Nações Unidas) dentro da Década de Ação para a Segurança no Trânsito lançada em 2011 recomendando a redução de 50% das mortes no trânsito até 2020. A Educação é o pilar que mais nos chama a atenção, pela efetividade das ações e o baixo custo que apresenta a implantação da maioria das medidas inseridas nessa área.
Diante da crise econômica em que o Brasil está inserido há mais de três anos, estudar a efetividade das ações adotadas para reduzir acidentes de trânsito é, além de eficiente, muito mais econômico para governos em crise, na maioria das cidades.
Segundo os autores do estudo, com este método, as entidades responsáveis, que a cada dia enfrentam orçamentos mais justos, podem ter uma base melhor para tomada de decisão de alocação de recursos através da análise de soluções referentes as áreas propostas.
Confira o estudo na íntegra:
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
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