Matérias

Custo e efetividade das medidas de segurança viária

Escrito por Portal ONSV

17 NOV 2017 - 13H44

Estudo internacional aponta a efetividade em algumas medidas adotadas para que o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito seja passado

Na semana em que o mundo celebra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, sempre no terceiro domingo de novembro, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulga um estudo em que mostra quão eficiente ou não, são as medidas de adotadas na maioria dos países para mitigação dos acidentes de trânsito. A ideia é propor um debate frente a tantas ações que, nem sempre, tem o retorno efetivo em segurança viária para todos que estão em trânsito.

O OBSERVATÓRIO se baseou num trabalho da empresa de consultoria internacional McKinsey para ajudar governos, gestores de frota, empresas  ou mesmo, técnicos de segurança viária que possibilite a comparação do custo-efetividade de diferentes intervenções em prol da segurança, ou seja, uma avaliação das medidas em termos de seus respectivos impactos e custos.

As ações foram dividias em cinco áreas: Legislação, Educação, Engenharia Tráfego, Infraestrutura e Segurança Veicular, basicamente o que propõe a ONU (Organização da Nações Unidas) dentro da Década de Ação para a Segurança no Trânsito lançada em 2011 recomendando a redução de 50% das mortes no trânsito até 2020. A Educação é o pilar que mais nos chama a atenção, pela efetividade das ações e o baixo custo que apresenta a implantação da maioria das medidas inseridas nessa área.

Diante da crise econômica em que o Brasil está inserido há mais de três anos, estudar a efetividade das ações adotadas para reduzir acidentes de trânsito é, além de eficiente, muito mais econômico para governos em crise, na maioria das cidades.

Segundo os autores do estudo, com este método, as entidades responsáveis, que a cada dia enfrentam orçamentos mais justos, podem ter uma base melhor para tomada de decisão de alocação de recursos através da análise de soluções referentes as áreas propostas.

Confira o estudo na íntegra:

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.