Na semana em que o mundo celebra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, sempre no terceiro domingo de novembro, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulga um estudo em que mostra quão eficiente ou não, são as medidas de adotadas na maioria dos países para mitigação dos acidentes de trânsito. A ideia é propor um debate frente a tantas ações que, nem sempre, tem o retorno efetivo em segurança viária para todos que estão em trânsito.
O OBSERVATÓRIO se baseou num trabalho da empresa de consultoria internacional McKinsey para ajudar governos, gestores de frota, empresas ou mesmo, técnicos de segurança viária que possibilite a comparação do custo-efetividade de diferentes intervenções em prol da segurança, ou seja, uma avaliação das medidas em termos de seus respectivos impactos e custos.
As ações foram dividias em cinco áreas: Legislação, Educação, Engenharia Tráfego, Infraestrutura e Segurança Veicular, basicamente o que propõe a ONU (Organização da Nações Unidas) dentro da Década de Ação para a Segurança no Trânsito lançada em 2011 recomendando a redução de 50% das mortes no trânsito até 2020. A Educação é o pilar que mais nos chama a atenção, pela efetividade das ações e o baixo custo que apresenta a implantação da maioria das medidas inseridas nessa área.
Diante da crise econômica em que o Brasil está inserido há mais de três anos, estudar a efetividade das ações adotadas para reduzir acidentes de trânsito é, além de eficiente, muito mais econômico para governos em crise, na maioria das cidades.
Segundo os autores do estudo, com este método, as entidades responsáveis, que a cada dia enfrentam orçamentos mais justos, podem ter uma base melhor para tomada de decisão de alocação de recursos através da análise de soluções referentes as áreas propostas.
Confira o estudo na íntegra:
Observador Certificado discute em Brasília o trânsito na fronteira entre Corumbá/MS e Bolívia
A cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é uma das muitas que fazem fronteira com a Bolívia. Essa característica fronteiriça resulta em um trânsito intenso no município, devido à alta presença de veículos pesados e ao aumento da circulação de motoristas de diferentes nacionalidades.
Imediato Nexway adere ao Selo Mobilidade Segura
A Imediato possui mais de 46 anos de atuação no mercado, oferecendo operações dedicadas ao transporte, armazenagem e distribuição para grandes empresas nacionais e multinacionais, atuando em todas as regiões do Brasil.
Transjule adere ao Selo Mobilidade Segura
A Transportadora Jule é uma empresa com raízes familiares e uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e crescimento. Com sede em Porto Ferreira - SP e filiais em Arraial do Cabo - RJ, Tatuí - SP e São João del-Rei - MG, além de pontos de apoio em Analândia - SP, a Transportadora Jule tem expandido sua presença e influência no mercado de transporte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.