Matérias

Desembarcar de veículos requer postura adequada

Escrito por Portal ONSV

13 FEV 2017 - 10H58

Ato, por ser rotineiro, é, muitas vezes, feito sem atenção; mas para garantir a segurança ela é fundamental

Você chegou ao seu destino. E vai descer do veículo para cumprir seus compromissos. É só abrir a portar, certo? Sim tem de abrir a porta, mas só quando tiver certeza de que esta atitude não oferecerá risco a você próprio, aos seus passageiros e aos outros usuários da via. Em resumo, existem cuidados que devem ser tomados em nome da segurança de todos. Esse comportamento está, inclusive, definido no Artigo 49 do Código de Trânsito Brasileiro (lei 9503/97).

O artigo observa também que o embarque e o desembarque devem ocorrer pelo lado da calçada. A única exceção a esta regra vale para o condutor do veículo, conforme determina o parágrafo 1º deste mesmo artigo.

Motoristas conscientes devem verificar se o desembarque é seguro observando a circulação inclusive pelos retrovisores e espelhos. Não deve nunca, assim como os passageiros, deixar abertas por longo tempo as portas do veículo, uma vez que as ruas são espaços compartilhados e por onde todos circulam. Portanto, estar atento e desembarcar rapidamente são práticas indicadas no momento de descer do veículo.

A preocupação com a segurança deve fazer parte também de quem transita pelas vias. Motociclistas e ciclistas, ao perceberem veículos estacionados ou parados, com condutores e passageiros, devem reduzir a velocidade, já que existe a possibilidade de que portas sejam abertas repentinamente.

Há cuidados especiais também para a segurança de crianças. Quando acompanhadas de adultos, elas devem ser transportadas nos assentos centrais, reduzindo o risco da proximidade com as portas, já que eventualmente a criança pode abrir a porta do veículo e se acidentar. Por isso, os condutores devem estar atentos e travar as portas quando estiverem transportando crianças.

E por fim, vale a regra da atenção pra todos. Ao entrar no veículo cheque ainda se as suas portas estão travadas. Assim você nunca poderá ter surpresas desagradáveis com a abertura súbita. E não receber aquela buzina ou sinal de outros motoristas tentando te avisar que sua porta está aberta.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.