Criado pela União Europeia no final da década de 1990, o Dia Mundial Sem Carro é um convite à reflexão sobre vários aspectos: a individualidade que o automóvel promove, a questão da poluição ambiental, a luta por um transporte público de qualidade, entre outros aspectos que envolvem a mobilidade urbana sustentável.
Para o Observatório Nacional de Segurança Viária, a discussão sobre o esse emblemático dia deve também passar pelas questões implícitas na urbanidade. Ser urbano envolve regras e comportamentos sociais, mas também é preciso discutir e melhorar a vida nas cidades.
É necessário fazer com que o uso da bicicleta como transporte e campanhas de incentivo a caminhada estejam lado a lado com o dia 22 de setembro. A cada ano, mais e mais adeptos aderem ao “na cidade, sem meu carro” e cada vez mais as novas gerações entendem o uso do transporte público como uma alternativa importante e saudável para toda sociedade.
O dia 22 de setembro deve ser o primeiro passo para um novo olhar sobre a mobilidade urbana nos grandes centros e também para o ambiente de todo planeta. Reflita!
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.