Dicas da Observadora Certificada: segurança viária no fim de ano
A dica do Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária de dezembro fala sobre os cuidados necessários para quem pretende viajar no final do ano. A Observadora Certificada, Abimadabe Vieira, de Cabedelo, na Paraíba, alerta sobre os cuidados que devem ser tomados.
Mesmo com as restrições de aglomeração, devido à pandemia de COVID-19, muitos irão viajar nessa época. E, para isso, a regra número um para quem irá pegar estrada é que o condutor descanse antes de realizar a viagem e esteja atento aos acessórios de segurança, principalmente se estiver com crianças. Importante em todo trajeto, obedecer a legislação de trânsito.
Como o número de veículos nas estradas é maior, é preciso atenção redobrada para evitar riscos de sinistralidades nas rodovias, visto que conduzir é uma atividade complexa que requer muita responsabilidade e qualquer displicência ou distração, pode ser a causa de um sinistro.
Confira algumas dicas para uma viagem mais segura neste final de ano:
- Faça manutenção preventiva do veículo;
- Utilize o cinto de segurança;
- Não consuma bebida alcoólica antes de dirigir;
- Respeite os limites de velocidade;
- Sinalize com a seta todas as suas manobras;
- Não use o celular enquanto estiver dirigindo ou pilotando;
- Use o capacete bem afivelado;
- Utilize roupas claras para os motociclistas (ver e ser visto).
“Quando for viajar, dirija por você e pelos demais. Vamos trabalhar a empatia no trânsito. Dirija com segurança! Boas festas a todos!”
Abimadabe Vieira – Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo na Paraíba.

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.