O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou ações educativas antes e durante o carnaval.
As ações ocorreram entre os dias 15 de fevereiro e 5 de março, abrangendo todo o período festivo do carnaval no Distrito Federal. As blitzes estavam presentes em blocos e desfiles, levando teatro, intervenções artísticas e educativas, jogos, além das ações legais, como abordagens e testes com etilômetros.
Neste ano, as ações foram antecipadas para atingir de forma mais significativa os motoristas (e foliões!). Foram abordados temas como a importância da segurança no trânsito, o planejamento nas ruas e estradas durante as festividades e, principalmente, os riscos de dirigir sob o efeito do álcool. O objetivo das ações foi intensificar as campanhas educativas neste momento crucial, que, por vezes, contribui para o aumento dos números de sinistros e vítimas.
Segundo o Detran-DF, 235 ações foram realizadas durante o período. Forças da segurança pública fiscalizaram todas as regiões administrativas do Distrito Federal, com foco em algumas áreas específicas. De acordo com o Departamento de Trânsito, as ações incluíram 35 blitzes, 40 patrulhamentos, 140 pontos de demonstração e 20 operações para fiscalização de estacionamentos irregulares.
Foram realizados mais de 4 mil testes com etilômetros (teste do bafômetro), e 403 motoristas foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool. O Detran-DF estima que mais de 48 mil pessoas participaram das ações.
Ao final das festividades, os blocos participantes receberam uma certificação do Detran-DF e do OBSERVATÓRIO, em reconhecimento ao seu compromisso com a segurança no trânsito.
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.