Matérias

Economizar combustível requer ações simples, orienta ONVS

Escrito por Portal ONSV

05 AGO 2016 - 11H21

Pneus sempre calibrados, rodas balanceadas, direção alinhada e motor regulado contribuem para consumo menor

Em tempos de inflação insistente, economizar no consumo de combustível é sempre uma boa ideia. Mais ainda: os benefícios não são apenas econômicos. O meio ambiente e a qualidade de vida agradecem quando condutores tomam a decisão de cuidar para que a economia de   combustível de seus automóveis seja constante.

Economizar é simples, não requer grandes ações, apenas algumas mudanças de hábito. Uma delas é jamais acelerar e frear bruscamente, atitude que, inclusive, traz perigo para o condutor do veículo. Planejar itinerários, no sentido de evitar congestionamentos e voltas desnecessárias também é boa medida para quem quer economizar o consumo de combustível.

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), lista algumas dicas que contribuirão para a economia de combustível:

  • Mantenha o motor do veículo sempre regulado.
  • Direção alinhada, rodas balanceadas e pneus sempre calibrados contribuem para o não consumo excessivo. Estudos indicam que pneus mal calibrados podem elevar em até 10% o consumo.
  • Cabos, velas e demais componentes do sistema de ignição devem ser mantidos sempre em boas condições. Uma boa ignição melhora o desempenho do veículo e ajuda a poupar combustível.
  • Os freios devem ser verificados periodicamente. Além de estar cuidando da segurança do veículo, a verificação pode mostrar que eles eventualmente podem estar presos e, assim, contribuindo para o aumento do consumo.
  • Evite carregar peso desnecessário. Peso demais força o motor e aumenta o consumo.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.