Simulações com carros batidos foram montadas em retornos. Exibições acontecerão até sábado (28).
Até sábado (28), os condutores de veículos e pedestres que passarem por algumas das principais avenidas de São Luís serão alertados, de forma inusitada, para os cuidados que precisam ter no trânsito. Exposições com carros batidos e exibições de esquetes que simulam situações após acidentes serão montados em alguns retornos.
A ação foi montada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), empresas parceiras, e faz parte das atividades em comemoração a Semana Nacional de Trânsito. Os veículos ficarão expostos nos retornos da Cohab/Anil, Rffsa, São Francisco, UFMA e Africanos x Franceses.
Segundo pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), divulgada em agosto de 2013, 98% dos acidentes de trânsito são causados por erro ou negligência humana. Dentre essas negligências, o consumo da bebida alcoólica combinada com a direção ocupa o 2º lugar no ranking das causas de morte por imprudência no trânsito.
“Essa ação é impactante. Confesso que me assustei pela realidade do acidente. Causa uma dor grande na gente ver os acidentes assim, porque pensamos que morreram pessoas por simples imprudência!”, disse a diarista Maria das Dores, que ficou impressionada ao ver a simulação do acidente no retorno do São Francisco e viu como necessária a iniciativa.
Fonte: G1
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.