Matérias

Emissão da primeira CNH entre jovens tem queda em Campinas/SP; OBSERVATÓRIO é consultado pelo jornal da EPTV2 sobre motivos dessa queda

Escrito por Portal ONSV

19 AGO 2021 - 11H03

Levantamento do Detran mostra redução na emissão de primeira habilitação por jovens entre 18 e 30 anos

O jornal da EPTV 2, da emissora afiliada à Rede Globo em Campinas, no interior de São Paulo, revelou um levantamento feito pelo Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), que indica que o número da primeira habilitação entre jovens, de 18 a 30 anos, caiu 14,9% em Campinas. A coordenadora de Educação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Roberta Torres, foi consultada pelo jornal ontem (18), para falar sobre os possíveis motivos dessa queda.

"Isso se dá muito ao fato de quantidade de opções que hoje você tem, como os carros de aplicativos, as próprias caronas solidárias e até o investimento no transporte público. Então, é um movimento contrário do que se tinha antes, que se fazia 18 anos e era quase uma afirmação da maioridade, tirar uma carteira", argumentou Roberta.

No primeiro semestre de 2015, o Detran registrou a emissão de 137.343 novas CNH's (Carteira Nacional de Habilitação), enquanto o número caiu para 117.679 nos primeiros seis meses de 2021. A redução em Campinas supera a média do estado, que foi de 10,5%.

Segundo Roberta Torres, esse desinteresse pela habilitação logo cedo trata-se de um fenômeno que vem ocorrendo há alguns anos, e não apenas no Brasil. O fator financeiro também pode ter impacto, principalmente em um período de pandemia, mas ela atribui a queda aos fatores que mais atraem a nova geração.

"Para o jovem que talvez ainda não tenha o primeiro emprego, ou que ficou desempregado, (tirar a carteira de habilitação) pode pesar no bolso. Mas também, essa geração está muito conectada, ligada à tecnologia e ao futuro. Tem dados de pessoas que não querem tirar a carteira pois vão priorizar a faculdade, ou porque vão estudar fora, ou às vezes prefere um equipamento, que é o caso de um celular." Roberta ressalta que isso não significa, entretanto, que essa pessoa jamais irá dirigir. "Eles deixam mais para a frente", avaliou.

Leia e assista à matéria completa, em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2021/08/18/carro-por-aplicativo-estudo-e-meio-ambiente-busca-da-cnh-por-jovens-motorista-cai-149percent-em-campinas.ghtml

Imagem: EPTV Campinas e Região

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.