Que o cinto de segurança é fundamental para evitar danos ao passageiro em caso de acidente de trânsito todos sabem, embora muitos ainda negligenciem seu uso no banco traseiro, o que é um risco. Mas há outro dispositivo com função relevante: o encosto de cabeça. Pode até não parecer, mas eles não estão nos bancos por questão estética.
Ao entrar no veículo é comum o condutor se preocupar com a regulagem dos retrovisores, ou até mesmo do banco; mas nunca com o ajuste do encosto, embora ele seja importante para minimizar consequências de uma colisão traseira, por exemplo. Portanto, a verificação de que ele está na altura apropriada deve ser uma das preocupações.
O encosto não deve ser nem alto, nem baixo demais. O ideal é que seja ajustado de forma que segure efetivamente a cabeça do passageiro. Para fazer o ajuste, o manual do veículo deve ser consultado, mas normalmente a recomendação é que a altura do encosto deve estar regulada no centro posterior da cabeça ou até 3 cm acima.
Isso porque em caso de colisão traseira, o veículo atingido é submetido a uma forte aceleração para frente, que reflete no passageiro pelo assento. No caso de não haver encosto, a cabeça do passageiro fica desprotegida, o que permite sua movimentação para frente e para trás, podendo provocar graves lesões no pescoço e na coluna cervical.
É comum que nos bancos traseiros de veículos haja apenas dois encostos. Nesse caso, o assento do meio, onde geralmente ele não é disponibilizado, deve ser usado por pessoas de estatura cuja cabeça não ultrapasse a altura do banco.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.