Matérias

EPTV Campinas consulta OBSERVATÓRIO sobre imprudências que levaram a recorde em sinistros de trânsito sem mortes no estado de São Paulo

Escrito por Portal ONSV

09 SET 2021 - 16H05

Mês de julho deste ano registrou o maior número de ocorrências sem mortes desde janeiro de 2019

A edição do jornal da EPTV Campinas, emissora afiliada à Rede Globo, em Campinas/SP, do último sábado (04), destacou o registro recorde de sinistros de trânsito não fatais, ou seja, sem mortes, no estado de São Paulo, durante o mês de julho. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi consultado pela reportagem para falar sobre essas imprudências no trânsito.

Segundo dados do Infosiga - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, o mês de julho deste ano registrou 16.525 ocorrências sem mortes, maior número em um mês desde janeiro de 2019, quando começou essa medição pelos boletins de ocorrência. No comparativo, em julho de 2020, foram registrados 14.072 sinistros sem mortes. Em julho de 2019, foram 14.848 ocorrências sem mortes.

Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, os motoristas precisam repensar as imprudências que cometem com frequência. “Quando você tem uma ocorrência de trânsito e sai ileso, é muito mais atribuído à sorte, do que a qualquer outra coisa. Para você ter perdido uma parte do seu corpo, ser mutilado ou vir a óbito, às vezes é um detalhe da ocorrência”, argumentou.

Para Ramalho, essas ocorrências vêm precedidas de negligência, imprudência ou imperícia. “Então, essa desatenção, essa falta de observar o trânsito como um compartilhamento de espaço, principalmente com os mais vulneráveis, pedestres, ciclistas, motociclistas tem levado a esses números alarmantes”, finaliza.

Assista à reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/9829883/

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto