Especialista lança livro com atualizações do Código de Trânsito Brasileiro

10ª edição da publicação contempla normas complementares como as novas Resoluções do CONTRAN e novas portarias do DENATRAN. Tudo comentado!
Já está à venda nas principais livrarias do país ou na editora Juruá, a décima edição doCódigo de Trânsito Brasileiro Comentado, atualizada até a Lei 13.103, de 2 de março de 2015; e até a Resolução do CONTRAN nº 523, de 25 de março de 2015.
A obra de autoria do Coronel Ordeli Savedra Gomes é uma publicação comemorativa, que tem prefácio do diretor-presidente do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), José Aurelio Ramalho.
Ordeli Savedra Gomes é assessor superior de Segurança no Trânsito, Tenente Coronel da Brigada Militar em Porto Alegre; e especialista em Legislação de Trânsito, além de Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO.
São 984 páginas, com uma linguagem clara12, objetiva e voltada para a atualização da legislação do Código de Trânsito Brasileiro Comentado e Legislação Complementar, nesta décima edição. Em 2009, já havia sido lançada uma edição especial em comemoração aos 172 anos da Brigada Militar. O livro está presente em todas as Unidades da Federação e também nos Tribunais Superiores, em Brasília.
A cada ano uma nova edição, com tiragem próxima de mil exemplares, contemplando as novas atualizações legislativas ocorridas, assim como em relação às normas complementares, como as Resoluções do CONTRAN e as Portarias do DENATRAN é publicada. “Para que possamos ter uma ideia, da nona edição, em 2014, para a atual, em 2015, surgiram cinco novas leis que alteraram o CTB”, comenta o autor.
Para todos os públicos
A publicação pode ser usada por um público diverso: professores, alunos nos cursos de instrutores de Centros de Formação de Condutores, profissionais de trânsito que fiscalizam, bem como qualquer cidadão interessado na legislação de trânsito e que busca conhecer, aprofundar ou se atualizar nos estudos e conhecimentos sobre segurança no trânsito.
Savedra Gomes serviu por ocasião do lançamento do seu primeiro livro - Código de Trânsito Brasileiro Comentado e Legislação Complementar - em 2006, por dez anos na Polícia Rodoviária Estadual do Rio Grande do Sul, é bacharel em Direito e professor de Legislação de Trânsito nos cursos de formação de instrutores do Detran/RS, realizados na Universidade de Santa Catarina.
Desde essa época, o autor via a necessidade de ter uma obra para facilitar a vida dos professores e alunos nos cursos – futuros instrutores de CFCs – e para os profissionais de trânsito que fiscalizavam, além de professores dessa temática.
Outras publicações
Em 2013, a editora solicitou ao especialista um novo livro, menor, com menos volume, voltado para um público mais específico: os concurseiros na área de trânsito. Surgiu, então, o Código de Trânsito Brasileiro com comentários especiais para concursos, hoje em sua 3ª edição e com 322 páginas.
Título: Código de Trânsito Brasileiro Comentado, atualizada até a Lei 13.103, de 2 de março de 2015; e até a Resolução do CONTRAN nº 523, de 25 de março de 2015.
Editora: Juruá
Ano – edição: 2015 – 10ª edição
Quantidade de páginas: 984 páginas
Onde comprar: Editora Juruá, endereço www.jura.com.br ou nas livrarias, devendo ser solicitado com o nome do livro ou do autor.
Investimento: O exemplar está à venda por R$ 269,90 (duzentos e sessenta e nove reais e noventa centavos).

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.