O caderno Mobilidade Estadão, do jornal Estado de S. Paulo, publicou ontem (13), o artigo do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, sobre o livro Desempenho Brasileiro na Década de Ação pela Segurança no Trânsito – 2011/2020, lançado no início da Semana Nacional de Trânsito, em setembro, e mostra como o Brasil reduziu pouco menos de 30% do total de mortes, desde 2011.
No artigo, o OBSERVATÓRIO alerta para as mudanças urgentes que precisam ser feitas para a redução de óbitos e lesões no trânsito. Como a fiscalização de trânsito efetiva em todo o País, a redução da velocidade urbana e a relação Motos x CNH, que aponta maior número de motocicletas em estados do Norte e Nordeste para um número menor de condutores habilitados e que passaram por um Centro de Formação de Condutores.
“Alguns governantes no Brasil (não brasileiros, e sim eleitoreiros), na contramão das recomendações de inúmeras entidades, usam o aumento da velocidade como bandeira política e vencem as eleições, pagando com vidas o desrespeito às determinações”, diz o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Não há resultados a comemorar. Pouco se conquistou até aqui. Os dados globais de mortes e feridos por acidentes de trânsito continuam aumentando. Agora, já são 1,35 milhão de mortes a cada ano. No Brasil, há uma só verdade: não houve sequer uma única política pública em todo País que efetivamente atacasse esse problema.
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*Artigo publicado originalmente no caderno Mobilidade Estadão
Foto: Getty Images/Mobilidade Estadão
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
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