O caderno Mobilidade Estadão, do jornal Estado de S. Paulo, publicou ontem (13), o artigo do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, sobre o livro Desempenho Brasileiro na Década de Ação pela Segurança no Trânsito – 2011/2020, lançado no início da Semana Nacional de Trânsito, em setembro, e mostra como o Brasil reduziu pouco menos de 30% do total de mortes, desde 2011.
No artigo, o OBSERVATÓRIO alerta para as mudanças urgentes que precisam ser feitas para a redução de óbitos e lesões no trânsito. Como a fiscalização de trânsito efetiva em todo o País, a redução da velocidade urbana e a relação Motos x CNH, que aponta maior número de motocicletas em estados do Norte e Nordeste para um número menor de condutores habilitados e que passaram por um Centro de Formação de Condutores.
“Alguns governantes no Brasil (não brasileiros, e sim eleitoreiros), na contramão das recomendações de inúmeras entidades, usam o aumento da velocidade como bandeira política e vencem as eleições, pagando com vidas o desrespeito às determinações”, diz o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Não há resultados a comemorar. Pouco se conquistou até aqui. Os dados globais de mortes e feridos por acidentes de trânsito continuam aumentando. Agora, já são 1,35 milhão de mortes a cada ano. No Brasil, há uma só verdade: não houve sequer uma única política pública em todo País que efetivamente atacasse esse problema.
Leia o artigo completo em:
Para baixa o livro em PDF, acesse:
*Artigo publicado originalmente no caderno Mobilidade Estadão
Foto: Getty Images/Mobilidade Estadão
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.