Matérias

Esteja atento ao que as pistas exigem do veículo durante viagens

Escrito por Portal ONSV

23 FEV 2017 - 13H18

No momento da revisão mecânica, o ideal é observar condições dos componentes que serão exigidos em cada tipo de via

Feriados no Brasil, tanto quanto dias de descanso, significam também período para viagens. Não é raro aproveitá-los para viajar, o que faz as rodovias, em especial as que conduzem ao Litoral, registrarem número excessivo de veículos.

Motorista responsável sabe que, além dos cuidados e do respeito às regras de trânsito, deve estar atento também às condições das pistas por onde passará, já que algumas apresentam melhor pavimentação que outras e há, ainda, as que possuem buracos, curvas. Sem contar que, especialmente quem viaja em direção ao Litoral, terá de transitar por serras.

Isso deve ser considerado no momento em que faz a revisão mecânica do veículo para a viagem, já que cada tipo de pista exige respostas diferenciadas dos veículos.

Nas bem pavimentadas, por exemplo, é fundamental que o veículo esteja alinhado e balanceado, caso contrário seu condutor poderá ter de corrigir a trajetória do veículo durante a viagem inteira, uma vez que ele tenderá a ‘puxar’ para um dos lados da pista.

Também, em período de chuvas, há risco de aquaplanagem. Portanto, o veículo deve estar em condições que garantam uma boa aderência na pista. Embora pistas assim convidem a acelerar, é bom lembrar-se de nunca exceder o limite de velocidade fixado.

Em pistas esburacadas e mal pavimentadas, no momento da revisão do veículo, é fundamental a atenção aos pivôs, terminais de direção, buchas das bandejas, molas e amortecedores. Se houver qualquer trinca, por menor que seja, em algum desses componentes, há risco de um grave acidente.

O condutor poderá, ainda, perder o controle do veículo no caso de ocorrer quebra de um pivô ou terminal de direção. Não se esqueça de revisar também as palhetas e o detergente na água do reservatório do limpador de para-brisa para estar preparado para os casos de neblina. Verifique o ar-condicionado do carro, pois em período de férias os engarrafamentos são comuns.

Se para chegar ao seu destino tiver de subir e descer as serras, os componentes do veículo que merecem uma boa revisão são o sistema de arrefecimento, responsável por manter a temperatura do motor em torno dos 90 graus; de embreagem e das correias.

Amortecedores e molas em bom estado de conservação garantirão que você tenha estabilidade nas curvas no caso de, em seu trajeto, tiver de transitar por vias onde elas existam, ou por vias de mão dupla.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.