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Estudo da DPVAT alerta para a quantidade de acidentes com crianças

Escrito por Portal ONSV

10 OUT 2014 - 16H28

"Estudo

A cada dia, seis crianças morrem e outras 51 sofrem sequelas graves por acidentes de trânsito no país

Com a proximidade do Dia das Crianças, um alerta: a cada dia, seis crianças morrem e outras 51 sofrem sequelas graves por acidentes de trânsito no país. Os dados são do levantamento realizado pela Seguradora Líder-DPVAT e leva em consideração as indenizações pagas pelo Seguro DPVAT em acidentes envolvendo crianças, de 0 a 14 anos, nos seis primeiros meses do ano. Ao todo, neste período, foram 1.088 indenizações de morte e 9.268 coberturas por invalidez permanente.

A notícia boa é a redução do número de mortes. Quando analisado o primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013, houve a redução de 27,6% dos acidentes fatais, de 1.502 no ano passado para 1.088 neste ano. Por outro lado, foi observado, no período, o crescimento de indenizações por invalidez permanente, em 24%.

"É sempre um dado lamentável perceber a quantidade de crianças vitimadas pelo trânsito brasileiro. Nós acreditamos que este quadro de redução da letalidade dos acidentes está relacionado ao uso da cadeirinha e da queda da velocidade média nas principais vias urbanas e estradas de todo o país", explica o diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT, Ricardo Xavier.

A maioria das crianças vítimas de acidentes de trânsito não estava dentro do veículo. Nos seis primeiros meses do ano, 54% das indenizações pagas para a faixa etária de 0 a 14 anos foram para pedestres, totalizando 6.429.

No primeiro semestre de 2013, 51% das indenizações pagas envolvendo crianças, de 0 a 14 anos, foram em decorrência de acidentes com carros e 40%, por motocicletas. Quando é feita a análise dos dados do mesmo período deste ano, nota-se uma inversão: as motocicletas passam a ser maioria dos acidentes (48%) e os carros ficam em seguida (44%).

Um dado que continua chamando a atenção dos estudiosos é a quantidade de acidentes de trânsito com crianças, nas regiões Norte e Nordeste. As duas regiões contabilizam, juntas, 5.814 indenizações, 48,5% do total pago em todo o país, embora a frota destas regiões represente apenas 21% de todos os veículos do Brasil.

Nestas regiões, a quantidade de acidentes envolvendo motocicletas predomina. No Norte, o veículo de duas rodas representa 66,3% dos acidentes da região e, no Nordeste, 65,9%. Quando somados, os acidentes envolvendo motocicletas, nas regiões Norte e Nordeste, representam 66,4% do total do país. O Código de Trânsito Brasileiro proíbe o transporte de crianças de até sete anos em motocicletas.

Transporte seguro de crianças

A Seguradora Líder-DPVAT desenvolveu, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (OSNV), um módulo educativo de transporte seguro de crianças. A iniciativa faz parte do programa Observar. Confira algumas dicas:

• O cinto de segurança, para a gestante, deve ficar abaixo e não, acima da barriga. Esta medida protege mãe e filho;

• Bebê conforto deve ser instalado em posição oposta ao fluxo do carro;

• A cadeirinha ou booster devem ser instalados a favor do fluxo do veículo;

• A partir de sete anos ou 1,45m, a criança pode deixar a cadeirinha, mas utilizando sempre o cinto de segurança no banco traseiro;

• Crianças só podem utilizar o banco dianteiro a partir dos 10 anos;

• Não transportar crianças no porta-malas;

• Não transportar crianças em pé ou no colo de adultos;

• Utilizar a trava de segurança das portas traseiras.

O vídeo completo com as informações pode ser visto pelo link: https://www.onsv.org.br/ver/transporte-seguro-de-criancas. O blog Viver Seguro no Trânsito (www.viverseguronotransito.com.br), mantido pela Seguradora Líder-DPVAT, também contém importantes informações referentes ao transporte de crianças.

Serviço:

SAC DPVAT - 0800 022 1204 - DPVAT

Fonte: Tribuna Hoje

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SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

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O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

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MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

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