Estudos desenvolvidos pelo Observatório serão discutidos em Brasília

Em visita a sede do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em Indaiatuba-SP, o deputado federal Deputado Hugo Leal (PROS) reforçou a importância do trabalho que o OBSERVATÓRIO realiza em prol da segurança viária. “Uma entidade como o OBSERVATÓRIO faz a diferença na segurança viária, pois atua em instâncias onde, nem sempre o poder público consegue chegar”, afirmou o deputado após conhecer ainda mais o trabalho que hoje o OBSERVATÓRIO realiza.
Na reunião, que teve a duração de quase cinco horas, o Deputado pode conferir quais projetos estão sendo desenvolvidos nos quatro eixos de atuação que alicerçam todo o trabalho do OBSERVATÓRIO: Dados & Informação, Pesquisa & Desenvolvimento, Educação e Advocacy. Também estiveram na pauta das discussões os projetos estratégicos para 2014.
Foram entregues ao Deputado, dois estudos que tratam de assuntos distintos na área de segurança veicular: motociclistas e crianças. A pesquisa Moto Mais Segura foi realizada durante 2013 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em parceria com o MBM (Movimento Brasileiro de Motociclistas) e com apoio da Seguradora Líder DPVAT que analisou as 10 motos mais vendidas no país (segundo ranking da FENABRAVE) em 2012, abordando seis diferentes itens: desempenho, iluminação, transmissão, autonomia, conforto e dirigibilidade. Além disso, a pesquisa também fez uma avaliação no sistema de freios: ABS, CBS e convencional.
Já o estudo sobre o sistema de retenção infantil Isofix também foi entregue ao Deputado com o intuito tornar mais seguro os atuais equipamentos de transporte de crianças – bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação (booster) -, com a implantação do Isofix em todos os veículos fabricados no país. Atualmente tramita na Câmara dos Deputados, na Comissão de Viação e Transportes o Projeto de Lei 5.031/2013 que já trata da obrigatoriedade desse importante dispositivo de segurança para crianças de até 7,5 anos. “Nossa intenção é ajudar os deputados a entender a importância do ISOFIX para a segurança infantil e dar agilidade nas discussões para aprovação desse projeto”, explica José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Para Hugo Leal, o mais importante é poder embasar os deputados, tanto da Comissão de Viação e Transportes como também os integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro sobre o resultado desse trabalho de pesquisa e levar ao Poder Legislativo o lado técnico de algumas questões que envolvem a Segurança Viária. “Essa contribuição do OBSERVATÓRIO é fundamental para que a discussão sobre uma nova legislação ou sobre alterações nas atuais leis ocorra de forma técnica. Só assim estaremos melhorando a segurança de todos no trânsito”, afirmou o deputado. Os estudos também serão entregues a órgãos que atuam no trânsito no país, como o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Ministério das Cidades, Organização Mundial de Saúde, entre outros.
Além da reunião de trabalho no OBSERVATORIO, o deputado também esteve no gabinete do prefeito de Indaiatuba-SP, Reinaldo Nogueira (PMDB). No encontro, o prefeito salientou a importância de ter uma entidade que estude trânsito na cidade e ressaltou a preocupação que tem com o tema. Falou um pouco dos projetos que hoje desenvolve na área de Educação para o Trânsito e da continuidade de alguns deles.
Para Hugo Leal, Indaiatuba tem tudo para ser um “case” de sucesso no trânsito do país. “Com a expertise do OBSERVATÓRIO, a vontade política, a organização que hoje já se vê pelas ruas, a segurança vai melhorar. A cultura da segurança viária tende a se instalar e daqui há pouco tempo, todos vão ter orgulho de mais essa conquista do povo indaiatubano”, finalizou o deputado.
Para registrar a presença do Deputado em Indaiatuba, uma equipe do Jornal Exemplo e também da TV Sol Comunidade, ambos da cidade, estiveram conversando com o Deputado. Os estudos sobre motocicleta e isofix foram o tema da entrevista.
[gallery columns="2" link="file" size="medium" ids="1811,1812,1813,1814"]

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.