Matérias

Estudos desenvolvidos pelo Observatório serão discutidos em Brasília

Escrito por Portal ONSV

27 JAN 2014 - 18H00

"Estudos

Em visita a sede do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em Indaiatuba-SP, o deputado federal Deputado Hugo Leal (PROS) reforçou a importância do trabalho que o OBSERVATÓRIO realiza em prol da segurança viária. “Uma entidade como o OBSERVATÓRIO faz a diferença na segurança viária, pois atua em instâncias onde, nem sempre o poder público consegue chegar”, afirmou o deputado após conhecer ainda mais o trabalho que hoje o OBSERVATÓRIO realiza.

Na reunião, que teve a duração de quase cinco horas, o Deputado pode conferir quais projetos estão sendo desenvolvidos nos quatro eixos de atuação que alicerçam todo o trabalho do OBSERVATÓRIO: Dados & Informação, Pesquisa & Desenvolvimento, Educação e Advocacy. Também estiveram na pauta das discussões os projetos estratégicos para 2014.

Foram entregues ao Deputado, dois estudos que tratam de assuntos distintos na área de segurança veicular: motociclistas e crianças. A pesquisa Moto Mais Segura foi realizada durante 2013 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em parceria com o MBM (Movimento Brasileiro de Motociclistas) e com apoio da Seguradora Líder DPVAT que analisou as 10 motos mais vendidas no país (segundo ranking da FENABRAVE) em 2012, abordando seis diferentes itens: desempenho, iluminação, transmissão, autonomia, conforto e dirigibilidade. Além disso, a pesquisa também fez uma avaliação no sistema de freios: ABS, CBS e convencional.

Já o estudo sobre o sistema de retenção infantil Isofix também foi entregue ao Deputado com o intuito tornar mais seguro os atuais equipamentos de transporte de crianças – bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação (booster) -, com a implantação do Isofix em todos os veículos fabricados no país. Atualmente tramita na Câmara dos Deputados, na Comissão de Viação e Transportes o Projeto de Lei 5.031/2013 que já trata da obrigatoriedade desse importante dispositivo de segurança para crianças de até 7,5 anos. “Nossa intenção é ajudar os deputados a entender a importância do ISOFIX para a segurança infantil e dar agilidade nas discussões para aprovação desse projeto”, explica José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.

Para Hugo Leal, o mais importante é poder embasar os deputados, tanto da Comissão de Viação e Transportes como também os integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro sobre o resultado desse trabalho de pesquisa e levar ao Poder Legislativo o lado técnico de algumas questões que envolvem a Segurança Viária. “Essa contribuição do OBSERVATÓRIO é fundamental para que a discussão sobre uma nova legislação ou sobre alterações nas atuais leis ocorra de forma técnica. Só assim estaremos melhorando a segurança de todos no trânsito”, afirmou o deputado. Os estudos também serão entregues a órgãos que atuam no trânsito no país, como o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Ministério das Cidades, Organização Mundial de Saúde, entre outros.

Além da reunião de trabalho no OBSERVATORIO, o deputado também esteve no gabinete do prefeito de Indaiatuba-SP, Reinaldo Nogueira (PMDB). No encontro, o prefeito salientou a importância de ter uma entidade que estude trânsito na cidade e ressaltou a preocupação que tem com o tema. Falou um pouco dos projetos que hoje desenvolve na área de Educação para o Trânsito e da continuidade de alguns deles.

Para Hugo Leal, Indaiatuba tem tudo para ser um “case” de sucesso no trânsito do país. “Com a expertise do OBSERVATÓRIO, a vontade política, a organização que hoje já se vê pelas ruas, a segurança vai melhorar. A cultura da segurança viária tende a se instalar e daqui há pouco tempo, todos vão ter orgulho de mais essa conquista do povo indaiatubano”, finalizou o deputado.

Para registrar a presença do Deputado em Indaiatuba, uma equipe do Jornal Exemplo e também da TV Sol Comunidade, ambos da cidade, estiveram conversando com o Deputado. Os estudos sobre motocicleta e isofix foram o tema da entrevista.

[gallery columns="2" link="file" size="medium" ids="1811,1812,1813,1814"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.